A Prefeitura de Gramado segue com suas equipes mobilizadas para conter os danos causados pelas fortes chuvas da última sexta (17) e sábado (18). Parques temáticos, área central, hotelaria e atrativos turísticos não tem registro de danos. Os registros mais impactantes estão em bairros residenciais, encostas e pontos do interior da cidade.
Enquanto equipes técnicas elaboram relatórios das vistorias dos últimos dias, grupos de servidores municipais seguem limpando as vias, auxiliando as famílias atingidas e monitorando os pontos mais críticos.
Os técnicos e geólogos contratados para avaliar as áreas de risco, ainda não divulgaram seus laudos referentes aos locais. Assim que esta divulgação ocorrer, haverá um comunicado para a comunidade.
A previsão do tempo traz possiblidade de chuva para região entre a quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de novembro, mas com volumos muito abaixo dos resgistrados no último fim de semana.
Confira a lista com locais e números atualizados na manhã desta quarta-feita, dia 22 de novembro
- Bairro Três Pinheiros: Todas as residências interditadas no domingo (19) devido ao risco de deslizamento de terras.
- Bairro Piratini, na Rua Nelson Dinnebier: 23 residências interditadas devido a rachaduras e deslizamento de terras, além de três veículos soterrados com perda total no sábado (18).
- ERS-115: Uma residência interditada junto a antiga Famastil no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
- Rua Ladeira da Azaleias, no bairro Planalto: interdição de todas as edificações da rua a partir do número 444, sendo uma residência, o Condomínio Residencial Ana Carolina e o Condomínio Residencial Don Felipe: Evacuado no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
- Rua Alameda das Rosas, no bairro Planalto: Duas residências interditadas na terça (21).
- Linha Caboclo, na Rua Moreira: Cinco residências interditadas na terça-feira (21) devido a rachaduras nas casas e risco de queda de barreira.
- Abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho: 20 adultos e 11 crianças abrigadas.
- Linha Marcondes baixa: Dois óbitos causados por soterramento no sábado (18).
- A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que a Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, está bloqueada para a passagem de veículos por questão de segurança devido ao risco de queda de barreira. O trecho bloqueado corresponde ao mesmo onde houve deslizamento, próximo aos números 1501, 1521, 1555, 1593, 1607, 1640, 1650 e 1669. Não há previsão de liberação da via.
- Outro ponto bloqueado é o caminho entre Caxias do Sul- Vila Oliva e Gramado. O local, próximo a Ponte do Raposo teve registro de quedas de barreira e segue bloqueado.
- O abastecimento de água e energia e elétrica também está normalizado em Gramado.
Para garantir a segurança de todos, ainda não há previsão de liberação das famílias evacuadas para retornarem às suas residências. O ginásio da Escola Senador Salgado Filho está à disposição das pessoas que não tem para onde ir, ou para quem precisa de um espaço para guardar seus bens. A coordenação do espaço está a cargo da Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, que pode ser contatada no (54) 3286-4349 ou (54) 98408-0010.
Eventos e áreas turísticas
As principais vias de acesso a Gramado já foram liberadas. O trânsito entre Porto Alegre e Gramado está normal pelas principais vias de acesso sem bloqueios, tanto via Três Coroas como via Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. A chegada a Gramado via Caxias do Sul pode ser feira via Vila Cristina, Feliz, Linha Nova, Nova Petrópolis e Gramado. Também existe a opção de fazer o trajeto via Rota do Sol, Tainhas, São Francisco de Paula, Canela e Gramado.
A área central do município não foi atingida e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem normalmente.
A Administração Municipal, por meio da Defesa Civil e todas as suas secretarias, segue trabalhando com determinação para auxiliar a população gramadense nas demandas. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura. Para emergência, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.