Um golpe que já deu muita dor de cabeça para empresários que trabalham com turismo em Gramado e Canela se multiplica nos últimos meses.
A reportagem recebeu relatos e prints de empreendimentos que vem passando pela situação. O golpe normalmente inicia com um contato de um número de telefone, normalmente com código de outra área ou estado, dizendo que vai desativas as contas profissionais de whatsapp das empresas e depois do instagram. No instagram, dizem que vão colocar seguidores fake para que a conta seja banida.
Para não desativar, o golpista exige do empresário ou do responsável uma quantia de no mínimo 5 mil reais, inclusive com possibilidade de “parcelar”, pagando uma entrada de três mil no ato e o restante em dez ou quinze dias.
Além de exigir o pagamento para não desativar os números profissionais e as contas nas redes, os golpistas ameaçam que quanto mais demorar, mais o valor irá aumentar e dizem que não adianta procurar a polícia.
Confirma parte das ameaças enviadas para um empresa de Gramado:
“Cada postagem eu estou vendo (sic), cada postagem sobre mim o valor vai aumentar… Quer ir à polícia? Nada, nem ninguém vai me impedir, já desativei números (sic) Instagram de deputados, políticos. ANOS DE TRABALHO nisso então não me subestime“.
Em outras ameaças os golpistas exigem falar com os donos, dizem que podem desativar as contas quantas vezes for necessário e que seguem as redes das empresas.
“Foram mais de quinze empresas já prejudicadas em Gramado e Canela. A maioria fez boletim de ocorrência. Todos os dias sabemos de novos casos. Os golpistas são insistentes e ligam todos os dias. Se a empresa não paga e consegue reativar as contas, toda vez o hacker vai lá e desativa novamente“, falou à reportagem o representante de uma empresa de Turismo procurada pelos golpistas.
A empresa que ele trabalha não fez os pagamentos, mas algumas empresas já fizeram o pagamento com medo de perder seus canais de vendas de whats e instagram.
WhatsApp roubado: o que fazer?
Se a sua conta do WhatsApp foi roubada, é preciso voltar a configurá-la em seu celular. O processo pode levar alguns dias e inclui uma orientação importante: não peça para a operadora bloquear sua linha se você ainda receber ligações e mensagens em seu número.
Algumas pessoas imaginam que a medida também impede o acesso de invasores, mas, na verdade, ela dificulta a recuperação da conta. Isso porque o cancelamento da linha na operadora não afeta o funcionamento do WhatsApp.
Como recuperar o acesso à conta do WhatsApp.
- Tente configurar a sua conta novamente no seu celular;
- Insira o código de seis dígitos enviado para o seu número por SMS;
- Se o golpista ativou uma segunda senha no outro celular – o que costuma acontecer –, é preciso aguardar sete dias e repetir o processo.
Segundo o WhatsApp, ainda que você não saiba o segundo código da proteção dupla, a pessoa que estava usando a sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos enviado por SMS depois de sete dias da primeira tentativa.
Como prevenir golpes
Além de denunciar o número desconhecido, há outras medidas para prevenir que suas informações sejam acessadas por terceiros.
Elas podem ser realizadas ao acessar as “Configurações” – no Android, é preciso selecionar antes os três pontinhos (⋮) que aparecem no topo da tela inicial – e, em seguida, clicar em “Privacidade” e “Segurança“. As duas páginas permitem:
- Ativar a proteção em duas etapas, o que impede terceiros de roubarem seu perfil apenas com o código enviado por SMS;
- Habilitar as “Notificações de segurança”, que mostram quando uma pessoa configurou a conta dela em um novo celular – se alguém pedir dinheiro logo após este aviso aparecer, pode ser um sinal de golpe;
- Controlar quem poderá ver sua foto de perfil – criminosos podem usá-la para se passar por você em outra conta no aplicativo; por isso, a recomendação é mostrar a sua foto apenas para seus contatos;
- Limitar quem vê dados como “visto por último”, “online” e status – para ter mais proteção, escolha mostrar esses dados somente para seus contatos em cada um;
- Definir quem pode te adicionar em grupos – para não cair em grupos de desconhecidos, escolha limitar este recurso para os seus contatos;
- Silenciar chamadas de números desconhecidos – elas ainda aparecerão na aba Chamadas e nas notificações.
Legislação – Aplicar golpes por telefone ou pela internet se enquadra no crime de estelionato, tipificado artigo 171 do Código Penal. Desde 2021, usar redes sociais, telefone ou email na aplicação de golpes é considerado um agravante. A pena de um a cinco anos sobe para reclusão entre quatro e oito anos. Quando a pena é menor do que quatro anos, há possibilidade de fiança.
A orientação é que as empresas lesadas procurem imediatamente a Polícia Civil para registro de Boletim de Ocorrência.