Gramado terá 1º Encontro de Pintura ao ar Livre

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A pintura ao ar livre se tornou conhecida através do movimento impressionista, em meados do século 19. Desde então, a prática, também batizada pela expressão francesa “En Plein Air”, vem ganhando adeptos em todo mundo. Em Gramado, inspirou a criação do coletivo de artistas plásticos Plein Air Gramado, composto por: Alessandro Muller (também curador do projeto), Jonatan Dhein, Debora Dhein e Rogério Baungarten. O coletivo será o anfitrião do projeto Gramado Natural – 1º Encontro de Pintura ao ar Livre.

O evento inédito tem como objetivos movimentar o turismo cultural local, com foco no segmento das artes plásticas, valorizar o roteiro rural, como uma alternativa para o turismo cultural, e instigar a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora da cidade.

Gramado terá 1º Encontro de Pintura ao ar Livre.

As paisagens e belezas naturais de Gramado serão evidenciadas neste projeto, que une as artes plásticas e o meio ambiente. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto, construído sob os conceitos de arte de rua, artes visuais e meio ambiente, se desmembra nos eixos de criação artística, formação, mostra de arte e intercâmbio cultural e tem sua realização planejada para acontecer em duas etapas: atividades pré-encontro (de fevereiro a abril) e atividades durante o encontro, que será realizado de 02 à 05 de maio de 2024.

Na etapa de pré-encontro serão atendidos os eixos de criação artística e de formação.

Em paralelo, no eixo de formação, estão previstas capacitações técnicas e práticas, acerca das artes plásticas, atendendo a equipe de trabalho do projeto e profissionais do segmento artístico e, também, palestras sobre educação ambiental, destinadas aos alunos da rede pública de ensino e dos parceiros do projeto, que são o Centro Municipal de Cultura, o CRERH (Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias) e as escolas públicas descentralizadas.

Já na segunda etapa do projeto, acontece o encontro de fato. Nele, os outros dois eixos do projeto serão atendidos, sendo eles: mostra de arte e intercâmbio cultural.

No encontro, que ocorrerá às margens do Lago Joaquina Rita Bier, haverá uma série de atividades artísticas, todas ofertadas gratuitamente à comunidade e classe cultural interessada. São elas: a mostra de arte, com demonstrações de pintura ao ar livre, apresentações musicais que farão a ambiência do encontro e a exposição das obras de arte criadas pelo Coletivo Plein Air Gramado, durante os primeiros meses do projeto e que retratará a beleza natural do interior da cidade; palestras, oficinas de curta duração e saídas de campo para Sketch tour e Plein Air com monitoria e guiamento de biólogo, que fará interpretação ambiental dos cenários rurais.

Ainda na mostra de arte, se fará presente a Associação de Pintores com a Boca e os Pés que, ao longo dos seus 60 anos de existência e da sua presença, em mais de 70 países, representa aproximadamente 800 artistas em todo o mundo. Estará pintando, em Gramado, o associado e artista plástico gaúcho Jeferson Luís Hoffmann. Ainda, durante o encontro, irá ocorrer o intercâmbio cultural entre o coletivo anfitrião de pintores e os convidados Coletivo Arteiras de Gaia (Florianópolis/SC) e Coletivo Plein Air RS (Porto Alegre/RS)

O projeto vai contar também com acessibilidade, como intérprete de libras, vídeos com áudio descrição, imagens com áudio descrição, visando proporcionar possibilidade e condições de alcance de toda comunidade à cultura”, conta a produtora do Gramado Natural, Luana Michel. Cabe salientar que a injeção dos recursos provenientes de leis culturais, no mercado local, também faz girar as economias de Gramado e região. Cerca de 40 pessoas irão trabalhar na produção e realização deste evento.

O projeto ainda prevê a presença e integração comunitária nas suas ações, através da parceria com o Movimento Gramado Ativa, responsável pela idealização e execução do mutirão coletivo de limpeza por uma das regiões descentralizadas por onde o projeto passar.

E para o encerramento da primeira edição do encontro de pintores, acontecerá um momento coletivo de Plein Air, onde todos os pintores, profissionais e alunos do projeto estarão presentes pintando a vista do pôr-do-sol do Cânion da Pedra Branca, na Linha Nova. O Gramado Natural conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade