O MOCOVI Gramado – Movimento de Combate à Violência de Gramado, apresentou juntamente com as Forças de Segurança do Município, o balanço das ações em Gramado no ano de 2023. O evento ocorreu no Hotel Serra Azul.
Com a presença de autoridades da Brigada Militar, da Polícia Civil e Bombeiros Militares, diretoria do Mocovi Gramado, empresários amigos da segurança de Gramado, o encontro apresentou o trabalho desenvolvido pelos órgãos de Segurança no município de Gramado, no ano de 2023.
Em suas palavras iniciais, o presidente do Mocovi, Josiano Schmitt, destacou a importância da segurança no setor do turismo: “A segurança é o patrimônio do destino turístico, é o patrimônio da sociedade. Manter a segurança pública em nosso município é o nosso maior desafio. Mocovi é a entidade faz a interface as necessidades das forças de segurança, com a sociedade, com o poder público e com os poderes. Nosso papel é atender as demandas principalmente diante de um desafio muito grande que é a regionalização. Para isso precisamos muito do apoio do poder público, da sociedade e especialmente do empresariado. Não somos uma cidade que atende uma população de 50 mil habitantes, mas temos um compromisso de atender todo esse contingente de turista, que mantem e faz nosso destino sobreviver”.
Capitão Pedro Henrique Costa Sanhudo, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Gramado, falou sobre os principais atendimentos e intervenções realizadas em ocorrências e eventos no ano de 2023, destacando que foram mais de 890 ocorrências atendidas. Sendo a principal demanda os atendimentos pré-hospitalar. Capitão Sanhudo ainda destacou o trabalho de contra incêndio e a importância da prevenção.
Capitão Marcelo Montini, comandante da Brigada Militar de Gramado, detalhou o trabalho realizado através dos programas do PROERD, Patrulha Maria da Penha e Patrulha Rural. Falou das melhorias nas instalações da Brigada Militar e aquisições kits pré-hospitalares, através do Poder Judiciário e Mocovi. Falou da central de vídeo monitoramento, importante ferramenta no combate a criminalidade. Ainda destacou os números de atendimentos de ocorrências, o aumento das prisões e a redução de índices criminais no município.
A delegada Fernanda Aranha, da Delegacia de Polícia de Gramado, apresentou os números da Polícia Civil em Gramado, o trabalho desenvolvido e a produtividade, destacando que 100% dos os crimes de homicídios no ano de 2023, foram elucidados. Ainda a diminuição de índices de roubos e crimes violentos, bem como recentemente preso os autores de furtos a residências. Ainda relatou as reformas estruturais na delegacia, realizadas através do Mocovi, adequando as instalações ao atendimento, tanto da comunidade como para o uso dos policiais.
Ainda esclarecido as questões sobre as novas estruturas da Brigada Militar e da Polícia Civil, através do Coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos, Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva das Hortênsias, e do Delegado Gustavo Barcellos, diretor da 2ª Delegacia de polícia Regional do interior, ambos com sede em Gramado.
Josiano ressaltou o quanto nossas forças estão preparadas. “Eu como cidadão me sinto lisonjeado de ver que o nosso destino tem este status, essa capacidade. A reputação que a polícia tem em relação ao seu trabalho, pelo número de atendimentos realizados, faz com que as pessoas desta cidade acreditem no trabalho da polícia e nós nos sentimos cada vez mais seguros”.
No final do evento foram entregues placas, adesivos e selos de Amigo da Segurança, para as empresas que apoiam, através da parceria com o Mocovi de Gramado, o trabalho junto aos órgãos de segurança pública no município.
Uma resposta
Parabéns pelo trabalho desenvolvido pelas forças militares, civis e Mocovi . Gramado merece todo respeito e cuidado, pois é um lugar lindo e tem um povo acolhedor.