Os bastidores da política fervilham em Gramado e muito se falou na última semana que o MDB anunciaria a candidatura de Evandro Moschem, atual vice-prefeito de Gramado, como pré-candidato a prefeito no pleito deste ano. A informação é de que o anúncio oficial seria feito na próxima quarta-feira, dia 15 de julho. (Seria) uma jogada de Marketing envolvendo o número 15 (número do MDB nas campanhas).
A informação não é confirmada pela direção do partido. O presidente do MDB, vereador Everton Michaelsen, nega a informação e diz que não tem como cravar para o 15 de julho e que nada está oficializado tratando-se apenas de especulação.
“Eu diria que uma definição ocorre em agosto. A única certeza é que não tem nada definido”, confirma Everton. Segundo ele, com o adiamento das eleições para novembro, os partidos ganharam um tempo a mais para estudar as estratégias a serem adotadas.
Segundo Everton, a linha do MDB é focada na coerência e em pesquisas de opinião. Pesquisas estas, que para ele, definirão o candidato que enfrentará o pleito municipal.
“Nossa linha é a de indicar e/ou apoiar o candidato que tenha mais força e condição de ser um puxador de votos, através de pesquisas, e com possibilidade real de vencer. Se você analisar, o Evandro em nenhum momento se posicionou como candidato até agora”, analisa.
“A gente já fez algumas avaliações, é histórico dentro do MDB seguir o que as pesquisas indicam. Foi o caso da última eleição quando abrimos mão de uma candidatura própria para apoiar o prefeito Fedoca”, conta.
Everton garante que o MDB vai identificar o candidato mais forte para apoiar nas eleições ou mesmo para ser seu próprio candidato. Ele não descarta a manutenção da parceria atual com o PDT. “As relações entre PDT e MDB são normais, ocorreram algumas dificuldades nestes últimos três anos e meio, mas nenhuma briga ou crise mais séria. Só linhas de pensamento diferentes”, ressalta.
Ele destaca ainda o trabalho dos secretários do partido que integram a gestão Fedoca/Evandro como Flávio Souza, João Teixeira e Alexandre Meneguzzo, que desempenharam um ótimo papel.
Novo jeito de fazer campanha
Aproveitando a abordagem, pedi ao presidente do MDB como o partido se prepara para um pleito pós (ou meio a pandemia), com pouco contato pessoal.
“Na verdade desde que iniciou a pandemia, nosso partido vem se preparando até de forma online principalmente através da Fundação Ulisses Guimarães com treinamentos aos candidatos e pré-candidatos. Todos estão passando por um processo de entendimento e aperfeiçoamento, já com foco neste novo formato que teremos na eleição de 2020. Termos muitas mudanças no formato e também na questão das coligações para os vereadores, e todos estão sendo preparados para isso”, finaliza Everton.