Gramado teve na manhã desta quinta-feira, dia 2 de maio, o registro das primeiras mortes como consequência das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos três dias. A informação foi confirmada pela Dra. Mariana Melara Reis, uma das coordenadoras do Gabinete de Crise de Gramado.
O nome das vítimas, idade e as circunstâncias das mortes, ainda não foram divulgados pelas autoridades.
Uma das mortes ocorreu na Linha Quilombo. A informação é confirmada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Hortênsias – CRPO e pelos Bombeiros.
Ainda, segundo a comunicação do CRPO, há registros de pessoas soterradas na Linha Pedra Branca.
As outras três mortes estariam relacionadas ao deslizamento de terra na Linha Pedra Branca. Bombeiros e forças de segurança de Gramado atendem uma ocorrência grave com delizamento de terra e casas soterradas em Gramado, na localidade da Linha Pedra Branca, próximo a Sociedade. A ocorrência está sendo atendida na manhã desta quinta-feira, dia 2 de maio.
As informações, iniciais e extra-oficiais, são de que um deslizamento teria deixado soterradas quatro residências com três moradores mortos e quatro desaparecidos que estariam embaixo dos escombros.
Segundo o Inmet, a cidade já teve aproximadamente 500 mm de chuva acumulada somente nesta semana.
Em contato com o Acontece Gramado, o capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, Pedro Henrique Costa, destacou que a guarnição está com uma equipe na Linha em atendimento, porém sem comunicação e atualização da situação.
A Prefeitura de Gramado informou que haverá uma reunião do gabinete de crise no começo da tarde desta quinta.
A solicitação da Secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, pede que moradores de áreas de risco, principalmente em encostas, deixem suas casas em Gramado o mais rápido possível e que a atenção redobrada deve permanecer pelo menos até domingo (dia 5 de maio).
Contatos de emergência em Gramado
Defesa Civil: (54) 99629-6160
Corpo de Bombeiros: (54) 98434-8016
Brigada Militar: (54) 98418-8064
Meio Ambiente: (54) 99609-1918
Obras: (54) 98401-7749
Assistência Social: (54) 99195-8797
ou (54) 99107-8696