Uma divulgação realizada por GZH na manhã desta segunda-feira, dia 6, pegou muita gente desprevenida e causou confusão. Na matéria, o colunista Jocimar Farina dizia que a Fraport suspendeu os voos até o dia 30 de maio no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
A Fraport é a empresa privada que gere o principal aeroporto gaúcho. O local está fechado para voos em razão dos alagamentos em Porto Alegre.
O que ocorre é que a administradora do aeroporto precisa cumprir uma legislação aeroportuária emitindo um NOTAM (Notice to Airman) colocando a data final de estimativa da empresa para reabertura do aeroporto e reinício das operações.
Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, o NOTAM da Fraport para a Aeronáutica informou um prazo de 30 de maio para normalização dos serviços.
Porém, o NOTAM é emitido diariamente de acordo com as mudanças, melhorias e velocidade de recuperação dos espaços e condições de operação. Ou seja, este prazo determinado diariamente pode mudar para mais ou para menos tempo nos próximos dias.
O primeiro prazo, por exemplo, havia sido para 10 de maio.