Na manhã de segunda-feira, 20, autoridades e membros do trade turístico da Serra Gaúcha se reuniram no Aeroporto de Caxias do Sul para discutir melhorias necessárias diante da paralisação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que segue sem prazo exato para retomar as operações.
Participaram do encontro o prefeito de Caxias do Sul, representantes da CIC Caxias do Sul, da Casa Civil do Rio Grande do Sul, empresários do trade turístico e autoridades locais. Deputados já destinaram uma emenda no valor de R$ 1,3 milhão para a compra de dois equipamentos PAPI (Precision Approach Path Indicator), que ampliarão a capacidade de operação do aeroporto, mitigando em até 70% o cancelamento de voos devido à neblina. A reunião cteve ainda com a participação de Felipe Peccin, diretor do Grupo Casa Hotéis, e Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.
O Aeroporto de Caxias do Sul apontou a necessidade de um investimento de 10 milhões de reais para melhoria para que tenha capacidade de operar até 24 voos comerciais diários de grande porte. Deste volume de investimentos, 4 milhões já estão sendo aplicados em segurança, melhorias na pista, e no terminal, o que deve ocorrer em até 60 dias, se os investimentos ocorrem. Felipe Peccin ressaltou que está havendo um esforço conjunto dos empresários de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul para apoiar o aeroporto e auxiliar no aumento desta capacidade.