A semana encerra com uma boa notícia, ao menos em números absolutos, para Gramado quando o assunto é a pandemia pelo novo Coronavírus. A cidade apresenta uma queda no número de novos casos com relação a semana anterior.
A comparação semanal é importante e a média diária de novos registros é usada atualmente como a forma mais segura de acompanhamento da evolução do vírus no país.
Na semana anterior, de 6 à 10 de julho, pior semana para Gramado desde o início da pandemia, a cidade registrou 54 novos casos positivos de Coronavírus.
Já na semana que encerra hoje (Gramado só divulga os resultados de exames de segunda a sexta-feira), de 13 à 17 de julho, foram registrados 51 novos casos positivos. Confira a média diária:
Segunda-feira, dia 13 – 9 novos casos
Terça-feira, dia 14 – 14 novos casos
Quarta-feira, dia 15 – 11 novos casos
Quinta-feira, dia 16 – 2 novos casos
Sexta-feira, dia 17 – 15 novos casos
Comparando os números das duas últimas semanas, Gramado apresenta uma leve diminuição no número de novos casos. São 4 casos positivos a menos do que na semana anterior.
Boletim da sexta-feira
O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) de Gramado desta sexta-feira, dia 17, confirma 15 casos novos para Covid-19. Com isso, há 158 testagens positivas para residentes de Gramado.
Deste total, 112 casos já estão recuperados, outros 37 moradores seguem em isolamento domiciliar e mais seis permanecem hospitalizados. Gramado registrou, até esta semana, três óbitos de residentes.
O Hospital Arcanjo São Miguel tem sete pacientes confirmados na UTI Covid: sendo cinco residentes de Gramado e dois com origem de outros municípios. Ainda há dois casos confirmados e internados na Enfermaria (um de morador e outro de não residente).
Entre os casos suspeitos, há uma pessoa internada na UTI Covid (que não é residente). Na Enfermaria, há quatro pacientes hospitalizados (três são moradores e um não é residentes).