A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) avança na execução das obras de reconstrução em estradas atingidas pela enchente histórica de maio. Nesta semana, as equipes estão dando sequência à restauração de um talude localizado às margens do quilômetro 38 da ERS-115, em Gramado, após parte da área ter sido afetada pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.
No local, está sendo executada a contenção do terreno por meio da colocação de um muro de gabião — estrutura utilizada para aprimorar a estabilidade do solo no talude, prevenindo eventuais deslizamentos e erosões. Cerca de 70% dos trabalhos já estão finalizados e a conclusão está prevista para o final de agosto.
Em decorrência da presença de trabalhadores e maquinários na pista, é fundamental que os motoristas redobrem a atenção e sigam as sinalizações indicativas das placas, além das orientações das equipes. A execução das obras podem ocasionar redução de velocidade, retenção de veículos, trechos em meia-pista e tráfego intercalado.
Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, os avanços das obras permitem que o trânsito de veículos tanto na ERS-115 quanto na ERS-235 funcionem dentro da sua normalidade. “Desde a enchente, executamos diversas obras e serviços para recuperar trechos estratégicos e estabilizar taludes nas regiões da Serra e das Hortênsias, proporcionando mais segurança viária e melhores condições de deslocamento à população”, explica Vanacôr.
Na última semana, a EGR concluiu as obras de nivelamento do trecho de 420 metros da ERS-115, próximo ao quilômetro 23 em Três Coroas. As equipes executaram a fresagem, os ajustes nos desníveis, a aplicação de uma nova camada asfáltica e a sinalização horizontal para garantir a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam pela região. O problema foi causado pelo adensamento do aterro, formado por uma camada de solo coluvial.