A onda de patinetes elétricos ganhou força nas últimas semanas em Gramado e Canela. A chegada de novas marcas e dezenas de pontos com opções para a locação aos usuários faz com que o cenário da mobilidade urbana já tenha mudado nas duas cidades.
Moradores e turistas percebem cada vez mais usuários andando com os patinetes por todas as áreas das duas cidades. Esta nova realidade requer muita atenção e cuidado redobrado de motoristas, usuários e pedestres em geral.
Um acidente nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, em Porto Alegre serve de alerta para todos. A fatalidade na capital gaúcha vitimou o músico Vinicius de Andrade Cordeiro, 43 anos.
Vinícius atravessava, numa patinete elétrica, a Avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis. Ele fazia a travessia junto a uma faixa de segurança quando percebeu a aproximação de uma motocicleta. O músico tenta parar, colocando o pé no asfalto, mas cai. Caído, ele é atropelado pela motocicleta.
Vinicius não resistiu e teve a morte constatada no local. O motociclista ficou ferido. A Polícia Civil investiga o caso.
Em Gramado e Canela, onde as patinetes elétricas estão ganhando força agora, usuários e motoristas precisam redobrar a atenção. Os motoristas precisam estar atentos já que as patitenes na maioria das vezes circulam pelas laterais das ruas e asfaltos, e atravessam as vias nas fixas de segurança.
Já os pedestres precisam ter atenção pois também existe um fluxo pelas calçadas.
Os usuários das patinetes precisam também cuidar de sua própria segurança, estando atentos à sinalização, tráfego de veículos e nos momentos de atravessarem as vias já que Gramado e Canela não possuem sinaleiras que controlam o fluxo.
Gramado e Canela não possuem trechos de ciclovias e este é mais um fator de risco aos usuários.
Para usar as patinetes por locação disponíveis nas áreas públicas é preciso ser maior de 18 anos.