O Fórum Internacional de Administração (FIA) está de volta ao Rio Grande do Sul. Após o adiamento devido às enchentes de maio, o XVIII FIA – considerado um dos maiores eventos da área de Administração no mundo – acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Gramado no Hotel Master. Essa é a terceira vez que o município da serra gaúcha receberá o fórum, que nesta edição terá como tema central “O Estado da Arte da Administração”.
A expectativa d organização é receber cerca de 700 participantes por dia de evento.
Ao todo, serão 25 palestrantes de 10 diferentes países: Brasil, Angola, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Índia, Portugal, Rússia, São Tomé e Príncipe e Uruguai. Entre os brasileiros, destaque para Gustavo Cerbasi, uma das maiores referências em educação financeira no Brasil; e Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal.
Entre os temas em debate estarão Gestão Pública; Gestão da Saúde; Governança e Compliance; Empreendedorismo; Gestão de Operações, Logística e Cadeia de Suprimento; Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos; Smart Cities; Gestão de Pessoas; Mulheres nos Negócios; e Gestão do Agronegócio.
O FIA é uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA). Com sede em Gramado neste ano, o evento já passou por metrópoles mundiais, como Miami, Lisboa e Madri, entre outras.
Para o presidente do CRA-RS, Flávio Abreu, “quando se fala em estado da arte na Administração, a ideia é trazer à discussão tudo o que existe de melhor na área da Administração”. O propósito principal do XVIII FIA é gerar uma reflexão sobre os bons exemplos nos meios público e privado.
Abreu também pondera que um dos objetivos do CRA-RS será equalizar o número de palestrantes homens e mulheres, assim como possuir pelo menos um conferencista internacional em cada um dos painéis. Com o intuito de fomentar a ciência da Administração, haverá a premiação de artigos acadêmicos durante o evento. Serão três categorias, com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados em cada uma delas: Profissional, Acadêmico de Pós-Graduação e Acadêmico de Graduação. Serão distribuídos R$ 60 mil entre os agraciados.