A Sicredi está com inscrições abertas para o programa Bolsa de Estudos, iniciativa que permite o ingresso em um curso técnico em agropecuária com os custos pagos de forma integral ou parcial. Para participar, é preciso ser associado ou filho de associado, até 31 de dezembro deste ano, e estar em dia com suas obrigações. É possível se inscrever até o final de fevereiro. O resultado será divulgado na segunda quinzena de março.
São três os tipos de bolsa: Mensalidade, com pagamento de 50% da mensalidade (até R$ 345 mensais) para bolsistas vinculados a instituições de ensino privadas; Manutenção, com auxílio para custear 50% das despesas fixas de bolsistas vinculados a instituições de ensino públicas e Social, com bolsa de estudos integral para estudante com inscrição regular no Cadastro Único do Governo Federal.
Quatro instituições de ensino são parceiras da Sicredi Pioneira: Escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA, em Caxias do Sul; Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (Ceepro), em São Leopoldo, e Instituto Ivoti, em Ivoti.
A inscrição pode ser feita pelo site https://sicredipioneira.com.br/bolsa-de-estudos. A cooperativa fará a verificação e o encaminhamento para as instituições de ensino da listagem de candidatos aptos. As escolas classificam os interessados com base em dados socioeconômicos, priorizando estudantes conforme a renda familiar.
Em 2024, 105 estudantes tiveram acesso ao programa. “A Sicredi Pioneira oportuniza acesso ao curso Técnico em Agropecuária para associados e filhos de associados anualmente. Nosso objetivo é apoiar a formação e capacitação de profissionais que acreditam no agronegócio e com foco na construção de comunidades melhores”, salienta Alini Cossul Martinelli, coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira.