PGE autoriza projeto de trem entre Gramado e Porto Alegre. Previsão é de R$ 3 bilhões em investimentos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Procuradoria Geral do Estado do RS (PGE), deu parecer favorável nesta semana para o projeto que prevê a construção de uma linha de trem entre Gramado e Porto Alegre.

O projeto é totalmente privado e prevê investimentos na casa dos 3 bilhões de reais. A confirmação do aval da PGE foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Agora, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes avalia a viabilidade do traçado da ferrovia e aspectos técnicos-operacionais. O requerimento está publicado no Diário Oficial conforme as normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Os próximos passos são uma assinatura de contrato de adesão com o Governo Gaúcho, além de pedido de licença prévia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, também precisarão ser apresentados.

Segundo a previsão dos criadores do projeto, a ideia é conseguir iniciar as obras em 2028 e colocar o trem em funcionamento até o ano de 2031.

O projeto é da RG2E Engenharia, STE Engenharia e BF Capital. As três empresas criaram a SulTrens para tocar o andamento do projeto do trem até Gramado.

Se o projeto sair do papel, o tempo de viagem entre Gramado e Porto Alegre poderá ser feito em cerca de uma hora de trem, e o foco principal são os turistas que sobem em direção a Gramado e Canela.

O trajeto sairia do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, passando por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval chegando a Gramado.

Inicialmente o projeto não prevê pontos de parada, mas isso pode mudar se houver demanda.

O objetivo é que o trem tenha viagens a cada uma hora ou a cada 30 minutos, e cada viagem poderá ter até 250 passageiros.

A última viagem de trem entre Porto Alegre e Gramado ocorreu no século passado. A linha férrea foi desativada em 1963.

Projeto prevê trem entre Gramado e Porto Alegre. Créditos: Divulgação.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade