Prefeitura propõe a criação do Conselho Municipal da Causa Animal de Canela

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, finalizou nesta segunda-feira, dia 5, a redação de um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do Conselho Municipal da Causa Animal (Comuca) e de fundo financeiro no qual serão depositados recursos provenientes de acordos, convênios, doações de pessoas físicas e jurídicas, arrecadação de multas, entre outros.

A matéria deve ser protocolada nos próximos dias e seguirá o rito legislativo, sendo avaliada pelos vereadores.
O Comuca é uma demanda antiga da comunidade canelense, principalmente dos munícipes envolvidos e preocupados com o crescimento populacional dos animais na cidade. Por isso, o órgão é proposto com caráter permanente, deliberativo e consultivo, sendo ligado à Secretaria de Meio Ambiente.

Prefeitura promove a iniciativa da Defesa dos Animais. Créditos: Divulgação.

De acordo com o PL, ele terá como finalidade propor as diretrizes para aplicação da Política Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, e terá dez membros em sua formação – representantes do Poder Público e da sociedade civil, com indicação de suplentes também, com mandato de dois anos. A proposta do Executivo Municipal é de que o Comuca realize encontros mensais.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos José Frozi, a proposição foi construída por muitas mãos: “Participaram da elaboração do documento, além da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a coordenação do Comdema, a direção do Cempra, a vereadora Graziela Hoffmann e as ONGs Amigo Bicho, Causa Animal Voluntários por Amor e Amor sem Raça“, complementa.

Se aprovado pelo Poder Legislativo, o conselho terá entre as suas competências a atuação na proteção e defesa dos animais; a promoção de campanhas de conscientização e proposição de políticas públicas; colaboração direta com órgãos públicos envolvidos com os animais; além da aplicação e fiscalização dos recursos oriundos do Fundo Municipal da Causa Animal (Fumuca).

Fundo para a causa animal

O projeto enviado pelo Poder Executivo à Câmara também prevê a criação de um Fundo Municipal para o qual serão encaminhados os recursos provenientes de uma série de situações, como arrecadação de multas envolvendo a legislação pertinente aos animais; taxas de registro e de identificação dos pets; doações de pessoas físicas ou jurídicas; convênios; termos de ajustamento de conduta (TAC) e termos de compromisso ambiental (TCA); entre outros.

Os recursos do Fumuca poderão ser utilizados em ações voltadas à proteção e defesa de animais domésticos, silvestres, de trabalho e abandonados; para fomentar campanhas educativas sobre posse responsável, adoção, registro, vacinação, microchipagem e controle reprodutivo de cães e gatos; para desenvolver e propor políticas públicas de combate aos maus-tratos; e para ações de educação ambiental nas escolas.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade