A Prefeitura de Canela anunciou a nomeação de Kenia Jaeger como a nova Secretária de Turismo e Cultura do município. Aos 36 anos, Kenia assume a pasta com uma vasta experiência e um plano de gestão estruturado para impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer a identidade cultural da cidade. Ela substitui Rafael Carniel, que deixou o cargo após menos de cinco meses.
Formada em Relações Públicas pela Unisinos, Kenia Jaeger traz para Canela mais de uma década de atuação nos setores de turismo, cultura e comunicação estratégica, com notória experiência em eventos de grande porte. No setor público, destacou-se como gerente de eventos da Gramadotur, onde liderou a concepção e execução de projetos de renome como “Páscoa em Gramado”, “Natal Luz de Gramado” e o “Festival de Cinema de Gramado”.
Sua trajetória inclui ainda experiência em planejamento, captação de recursos e relacionamento institucional com diferentes esferas de governo. No setor privado, integrou a equipe da Rossi & Zorzanello, referência internacional em feiras e eventos, atuando na área comercial do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado e dominando o relacionamento com público de alto padrão através do Espaço Luxury.

Ao assumir a nova missão, Kenia Jaeger expressou seu compromisso: “Assumo esta missão com muito respeito à história de Canela e com o olhar voltado para o hoje e para o futuro. Turismo e Cultura são mais do que áreas de gestão: são pilares que sustentam o desenvolvimento da cidade com geração de renda, identidade e bem-estar social. É por meio delas que Canela se posiciona no Brasil e no mundo. Nossa proposta é construir uma gestão que inspire, conecte e transforme.” A nova secretária agradeceu a confiança do Prefeito Gilberto Cezar e do Vice-Prefeito Tolão, reforçando seu compromisso com trabalho sério e escuta ativa junto ao trade turístico, empresários, artistas e toda a comunidade.
A pedido do Acontece, a nova Secretária de Turismo destacou qual será seu foco, a partir de agora.
A gestão de Kenia Jaeger será pautada em seis eixos principais: Valorização dos produtos turísticos (com foco na Capital Nacional dos Parques Temáticos), Inovação e qualificação dos eventos (transformando-os em ferramentas de posicionamento), Integração entre secretarias (para ações coordenadas e sustentáveis), Educação como base da cultura turística (estimulando a consciência sobre o turismo nas escolas), Captação de recursos e editais públicos (ampliando investimentos com apoio de conselhos) e Aproximação com a comunidade e o trade turístico (buscando diálogo e construção coletiva para políticas públicas duradouras).