Gramado lança Plano de Desenvolvimento Estratégico com foco na comunidade para 15 anos

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A Prefeitura de Gramado apresentou um plano de desenvolvimento estratégico para os próximos 15 anos. O planejamento foi construído com a contribuição de moradores e visitantes, buscando alinhar as prioridades às necessidades da comunidade. A estratégia visa melhorar a qualidade de vida local, gerar novas oportunidades de trabalho, valorizar a área rural e otimizar os serviços públicos. Algumas ações já estão em fase de implementação.

Para o desenvolvimento deste plano, Gramado utilizou a metodologia Place Strategic Foresight©, inédita no Brasil, que se baseia na construção de cenários futuros desejáveis, inovação social e inteligência coletiva. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Turismo de Gramado em parceria com a consultoria N/Lugares Futuros.

O Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destacou que a metodologia posiciona Gramado como uma cidade que planeja seu futuro de forma intencional. Ele ressaltou que a estratégia incluiu diagnósticos baseados na escuta ativa da comunidade, visitantes, grupos focais e mapeamento digital.

Gramado adota planejamento inédito para 15 anos. Créditos: Rafael Cavalli.

O projeto teve como ponto de partida a singularidade de Gramado, identificada como “inspiração”. A partir daí, foram mapeadas tendências globais em quatro áreas de transformação urbana: cidades em transição climática, bem-estar coletivo, fusão entre digital e físico, e novas formas de viver, trabalhar, aprender e compartilhar.

Com base nesse processo, foram definidos seis segmentos estratégicos de projeto que orientarão políticas públicas e investimentos pelos próximos 15 anos:

  1. Economia Criativa: Valorização de talentos locais, saberes tradicionais e novas expressões culturais.
  2. Turismo Imersivo e Autêntico: Experiências conectadas ao território, à história e à identidade de Gramado.
  3. Colônias e Ruralidades: Protagonismo das áreas rurais como vetores de inovação e hospitalidade.
  4. Bem-estar Urbano: Criação de espaços e serviços voltados à saúde física, mental e emocional da comunidade e visitantes.
  5. Inovação e Conectividade: Aplicação de tecnologias para melhorar a experiência turística e a gestão pública.
  6. Governança Participativa: Fortalecimento de redes colaborativas entre poder público, comunidade e iniciativa privada.

A estratégia adota ferramentas como cenários múltiplos, backcasting e portfólios de ação ajustáveis, permitindo à cidade responder às transformações globais. Com essa visão de longo prazo, Gramado redefine sua marca-lugar, posicionando-se como um território criativo, inspirador e inovador, comprometido com o bem-estar coletivo, a sustentabilidade e experiências autênticas.

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