Preparem os Casacos: Gramado e Canela terão semana congelante com mínimas de -3°C

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma poderosa massa de ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e promete derrubar as temperaturas em Gramado e Canela a partir desta segunda-feira (30), com o auge do frio esperado para as madrugadas de terça (1º) e quarta-feira (2), quando os termômetros devem registrar impressionantes -3°C.

O frio será intenso nesta semana. Créditos: Acontece Gramado.

O frio chega com força

A incursão gelada começa já nesta segunda-feira, quando a máxima não deve passar dos 6°C. A mínima de 0°C está prevista para o final do dia, um indicativo da intensidade do ar frio que estará se instalando na região. A sensação térmica, intensificada pelo vento, poderá ser ainda mais baixa.

O ponto alto da onda de frio ocorrerá na terça e na quarta-feira. Em ambos os dias, a previsão aponta para uma temperatura mínima de -3°C. Na terça, a máxima será de apenas 5°C, tornando o dia inteiro gelado. Na quarta, apesar da madrugada igualmente congelante, o sol aparece e eleva a máxima para 8°C. A partir de quinta-feira (3), o frio começa a perder força, com mínima de 4°C e máxima de 11°C.

Previsão para a Região das Hortênsias:

  • Segunda-feira (30/06): Mínima de 0°C / Máxima de 6°C
  • Terça-feira (01/07): Mínima de -3°C / Máxima de 5°C
  • Quarta-feira (02/07): Mínima de -3°C / Máxima de 8°C
  • Quinta-feira (03/07): Mínima de 4°C / Máxima de 11°C

Geada generalizada, mas pouca chance de neve

A madrugada de quarta-feira tem tudo para ser o dia com a geada mais ampla e forte não apenas na Serra, mas em todo o Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer em quase todas as cidades da região.

Embora a massa de ar frio seja intensa, a chance de nevar em Gramado e Canela é considerada remota. Meteorologistas explicam que o sistema de baixa pressão (ciclone) associado a esta frente fria estará posicionado muito ao sul, na costa da Argentina, o que resulta em menos umidade sobre a Serra Gaúcha. A umidade é um ingrediente essencial para a formação de neve. Alguns modelos indicam uma possibilidade remota de precipitação invernal isolada (chuva congelada ou graupel) em pontos de maior altitude da serra entre a noite de segunda e a madrugada de terça, mas não é a previsão principal.

Para os turistas e moradores, a recomendação é clara: preparem roupas térmicas, casacos pesados, gorros, luvas e cachecóis.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.