As cidades gaúchas passaram por dois meses de muita apreensão. Junho e Julho marcaram o auge de novas contaminações pelo Coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. Gramado e Canela sofreram muito e, com mais de 800 casos nos dois municípios, as cidades JÁ somam 19 óbitos pela COVID.
Porém, a situação em Gramado e Canela pode ser considerada controlada se comparada a três municípios próximos e que convivem com um surto maior e preocupante da doença.
A situação mais grave é a da também turística cidade de Bento Gonçalves. Com cerca de 97 mil habitantes, Bento lidera o número de mortes pela COVID na região, e está em segundo lugar no número de pessoas infectadas na Serra Gaúcha só perdendo para Caxias do Sul. Até hoje, a cidade serrana contabiliza 2.523 casos positivos e 86 óbitos.
Caxias do Sul, com cerca de 415 mil habitantes, contabiliza 3.750 casos positivos para COVID, com 62 óbitos até esta segunda-feira, dia 10 de Agosto. Caxias do Sul está a 37 km de Gramado.
Outra cidade que sofre com a pandemia é Taquara. Localizada a cerca de 44 km de Gramado, a cidade do Vale do Paranhana possui 57 mil habitantes e uma taxa de letalidade muito alta para a COVID. Com 389 casos positivos, a cidade já contabiliza 19 óbitos pela doença.
Situação em Gramado e Canela
Gramado contabilizou nesta segunda-feira, dia 10, 22 novos casos de Coronavírus. Ao todo, a cidade soma 460 casos positivos de residentes e oito óbitos de moradores.
Canela registra 342 casos positivos de residentes, 13 novos casos nesta segunda-feira. Foram 11 óbitos de canelenses pela COVID até aqui.