O Festival Gaúchos, que nasceu em 2024 para exaltar a rica cultura do Rio Grande do Sul, anuncia sua segunda edição com força e expansão. O evento, que ocorrerá de 5 a 28 de setembro, foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (18) no Teatro Elisabeth Rosenfeld, em Gramado, com a presença de autoridades, membros do trade turístico, imprensa e a comunidade local.
Neste ano, o festival cresce e se espalha pela Serra Gaúcha. Além de Gramado, que sediou a primeira edição, as cidades de Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves se juntam à celebração. Serão 25 dias repletos de atividades culturais, artísticas e gastronômicas, consolidando o mês de setembro como um período de grande celebração da identidade gaúcha.
“A Serra Gaúcha é o ponto focal do turismo no nosso estado. Nosso objetivo é transformar o mês de setembro no nosso Boi Bumbá, no nosso São João, promovendo o turismo e o movimento econômico através do principal foco turístico do Brasil”, declarou Vinícius Garcia, um dos idealizadores do festival e presidente do Instituto RSNASCE.

A iniciativa foi celebrada pelo Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. “Estou muito feliz por ver a cultura e a tradição gaúcha sendo valorizadas como um produto do turismo“, afirmou. O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, também ressaltou o crescimento do evento: “Não tenho dúvidas que vai se consolidar já na sua segunda edição, porque já cresceu. É uma oportunidade de comemorarmos as façanhas, mas também de mostrar a história, a cultura e a tradição gaúcha para o Brasil e para o mundo”.
Novidades e Atrações Consolidadas
Entre as novidades para 2025, destaca-se o ‘Baile do Borges’, que levará apresentações de danças folclóricas gaúchas para a principal avenida de Gramado. O aclamado espetáculo ‘Gaúchos’, sucesso de público em 2024, retorna à programação, assim como os shows de abertura e encerramento na Rua Coberta.
A música nativista terá um espaço nobre com o ‘Tributo à Califórnia da Canção Nativa’, que trará grandes nomes do gênero para apresentações gratuitas. Atrações consagradas da primeira edição, como o Piquete com a Chama Crioula, o palco cultural, o Assado Gaúcho e as atividades para crianças no espaço Piazada, estão confirmadas e acontecerão no Lago Joaquina Rita Bier. A tradicional Cavalgada do dia 20 de setembro, o espaço Mateando, a Rádio Poste e a decoração temática da cidade também estão garantidas. O concurso Dança Rio Grande prevê a participação de mais de 50 grupos de todo o estado.
Gastronomia Regional em Destaque
A ‘Cozinha Gaúcha’, com curadoria do Destemperados, ganha um novo fôlego ao expandir seu circuito gastronômico para todas as oito cidades participantes. Neste ano, a carne de cordeiro será a grande estrela.
“O Rio Grande do Sul é o principal criador de ovinos do Brasil, então os assados no Piquete e os pratos dos restaurantes na Rota do Festival Gaúchos terão carne de cordeiro”, explicou Diogo Carvalho, fundador do Destemperados. O assado no Piquete, que no ano anterior reuniu renomados assadores, valorizará a iguaria com o “Cordeiraço”.
Com uma programação diversificada que abrange música, dança, gastronomia, folclore e poesia, a organização estima impactar cerca de 1 milhão de pessoas ao longo dos 25 dias de evento.
O Festival Gaúchos é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal de Gramado e realização do Instituto RSNASCE, Grupo Austral, Capacitá Eventos, Darte Entretenimento, Destemperados e Somos RS.