A notícia é realmente um marco para Canela e para a Região das Hortênsias quando o assunto é fomento ao Turismo. A retomada dos voos domésticos, a partir de 14 de dezembro, irá colocar Canela como ponto de chegada principal de turistas na Região das Hortênsias e reposicionar a cidade em importância no cenário turístico nacional.
Esta retomada vem sendo ensaiada desde janeiro de 2017. O atual secretário adjunto de Turismo e Cultura de Canela, Germano Junges, é peça fundamental neste processo e iniciou todas as negociações com empresas aéreas como Gol e Azul. Algumas frustradas e outras positivadas com a concretização desta retomada.
“Estamos em conversações com a Azul desde 2017 e, finalmente, agora conseguimos conquistar esta vitória para o município” destaca Germano.
O Aeroporto de Canela (SSCN – ANAC) e identificação internacional (CEL – para busca de passagens), opera visual e possui uma pista de 1.260 metros pavimentada com 18 metros de largura. O aeroporto e toda sua operação são de responsabilidade do município e a propriedade das terras é do Governo do Rio Grande do Sul. A autorização foi renovada em 2014 e vale até 2039, por um período de 25 anos.
Paralelo a esta retomada no aeroporto atual, Canela trabalha com o projeto de seu novo aeroporto que será implantado nas proximidades do parque do Saiqui. Para este novo empreendimento Canela já recebeu a outorga, em outubro de 2019, e agora o projeto está em fase de licenciamento ambiental na FEPAM.
O Aeroporto de Canela não recebia voos comerciais desde 2012. O local possui balizamento para voos noturnos, e atende os padrões da ANAC. Para melhorar a visibilidade para pousos e decolagens a Prefeitura de Canela providenciou, nos últimos dias, manutenções extras como revisão de todo o balizamento de sinalização noturna, iluminação do pátio e estacionamento das aeronaves, repintura da sinalização horizontal da pista, roçada na vegetação ao redor, entre outras melhorias. O investimento supera os R$ 50 mil reais.
VOOS DA AZUL EM DEZEMBRO
A Azul já iniciou a comercialização dos bilhetes para Canela. Serão três voos diários: manhã, tarde e noite, como continuidade de voos que chegam de diversas partes do Brasil em Porto Alegre. Ao chegar na capital, o visitante só trocará de aeronave (conexão) e, em 25 ou 35 minutos, estará em Canela.
Os voos serão diários, de ida e volta, com duração de 30 a 40 minutos e horários variados com saídas de POA às 9h30, 14h40, 20h10 e saídas de Canela às 10h35, 15h55 e 21h15.
Hoje, a Azul iniciou a comercialização dos bilhetes para os trechos com valor de R$ 196,00.
O embarque e desembarque de passageiros será feio por meio da sala VIP da empresa Tri Táxi Aéreo.
A Operação Verão da Azul inicia no dia 14 de dezembro e vai até 31 de janeiro. As rotas POA-CEL e CEL-POA usarão aeronaves Cessna Gran Caravan, modelo monoturbo-hélice com nove lugares.
NOVAS ROTAS – A operação da Azul em Canela é só o começo. O município também já fechou parceria para operação de voos entre Canela e Porto Alegre, São Paulo e Floripa. A empresa Opções Connect só aguarda as autorizações finais para iniciar estes trajetos.
Links de Promoção da Prefeitura de Canela
https://canela.com.br/
https://www.facebook.com/canelars
https://www.instagram.com/canelars/
https://www.youtube.com/channel/UClMFixOhhyy8x8Dz99k0XTg?view_as=subscriber