O mapa preliminar da 33ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado divulgado nesta sexta-feira, dia 18, pelo Governo do RS, continua refletindo o alto índice de contágio do coronavírus no Estado. Mesmo com a mudança nos indicadores da macrorregião Sul, alterando de bandeira preta para vermelha em Bagé e Pelotas, o Estado segue em alerta máximo.
Nesta rodada, a única região Covid que não apresenta risco alto de contágio é Guaíba, classificada em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As outras 20 regiões estão em bandeira vermelha. A região de Caxias do Sul da qual fazem parte Gramado e Canela, segue em bandeira vermelha.
Embora tenha havido redução de 4% (de 1.375 para 1.316) no número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19, pacientes em leitos de UTI aumentaram 2% (de 915 para 935). A elevação nos óbitos chegou a 20% (de 409 para 490) entre as últimas duas quintas-feiras, o que representa o maior patamar desde o início do modelo. Houve abertura de cerca de 60 leitos de UTI no Estado.
A SEMANA EM GRAMADO
A semana termina com Gramado confirmando 39 casos novos para Covid-19 nesta sexta-feira, dia 18. Foram 221 novos casos na semana.
Com os novos casos, a cidade chega a 3.254 moradores que já testaram positivo para o vírus. Deste total, 3.132 casos já estão recuperados e outros 78 moradores seguem em isolamento domiciliar.
O Hospital Arcanjo São Miguel tem, atualmente, cinco moradores confirmados com Covid-19: quatro na UTI e um na enfermaria. Há, ainda, quatro casos suspeitos de residentes internados, sendo dois na UTI e dois na enfermaria.
39 gramadenses já perderam a vida na luta contra o Coronavírus.