O turismo doméstico é uma das tendências identificadas no comportamento do turista pós-covid e, pensando nisso, o Ministério do Turismo acaba de divulgar uma lista com os destinos tendência para 2021.
O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista.
“O levantamento reforça que estamos no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros e com esse foco que o Ministério do Turismo vem trabalhando – oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança”, comentou o ministro Gilson Machado Neto.
Gramado é uma das cidades destaques no levantamento. É a única cidade do Rio grande do Sul que faz parte da lista. O destino segue a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-covid de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural.
No Sul do país, Curitiba e Florianópolis também são apontadas pelo Ministério como tendências no ano.
De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas, três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer viagens mais curtas em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos viajantes que demonstraram esse desejo.