Nesta terça-feira, dia 02 de fevereiro, bati um longo e produtivo papo com o novo presidente da Câmara da Vereadores de Gramado, vereador Professor Daniel (PT). Um dos vereadores mais votados nos últimos dois pleitos em Gramado, e o vereador mais alto com impressionantes dois (02) metros e 03 centímetros de altura, ele foi eleito para os mandatos de 2017 a 2020 e de 2021 a 2024.
Daniel Fernando koehler, o professor Daniel, é natural de Gramado e nasceu em 1979. Filho de Emilio Koehler e Nair Koehler é casado com Joisse Weber. Desde 2005 é professor da rede pública estadual e é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2011. Daniel Assumiu como o primeiro presidente da casa nesta nova legislatura.
E a nova gestão já começa com pontos muito positivos: vem aí uma nova forma de comando da casa do povo gramadense que vem sendo, e será implantada, pela nova gestão. Abrir os espaços da casa para ações e eventos, receber a população mas, também, ir até os bairros, entre outras iniciativas importantes. Ou seja: devolver ao povo o que é do povo!
Por anos, a Câmara de Vereadores de Gramado foi dominada pelo PP (Partido Progressista) que sempre teve maioria na casa, até a última eleição. Hoje, o PP é a minoria.
Queremos que a Câmara esteja povoada, com o povo participando de forma presente. Eu defendo que a casa tenha protagonismo. Não podemos ser um penduricalho do Poder Executivo, a gente precisa ser protagonista para referendar as leis, projetos e ações de forma independente.
O despertar para este novo perfil, segundo o professor Daniel, é uma visão pessoal que ele tem de como gerir os processos dentro de uma democracia. É a primeira vez dele como presidente. “Quero deixar uma marca que é a Câmara de Vereadores aberta para a comunidade. Uma gestão democrática e transparente. A comunidade nos cobra isto, o povo quer ser pertencente do espaço público“.
Além do Gabinete Móvel, também está prevista pela nova gestão a criação de um calendário de eventos e ações mensais e anuais para potencializar esta relação com a comunidade, o retorno da Tribuna do Povo nas Sessões, seminários, melhorar a comunicação através de várias plataformas, entre outras ações.
Sobre a relação com o Executivo (a gestão do prefeito Nestor Tissot (PP) assume a Prefeitura tendo minoria na Câmara), o Professor Daniel destaca que: “Temos uma relação muito boa, tranquila. Nós já fizemos visitas junto com os secretários, os recebendo também. O que entendemos que não queremos ser um penduricalho do Executivo. Queremos cumprir o que diz o estado democrático de direito: seremos independentes mas não inimigos“.
Segundo o presidente, todas as pautas relevantes terão um esforço para terem um andamento na casa. “Hoje, o Executivo não tem maioria mas não teremos aqui cinco pessoas que ficarão berrando, trancando e travando projetos sem motivos“, complementa o edil que não abre mão do protagonismo e independência da Câmara de Gramado. “Não existe a possibilidade de passar por aqui projetos de qualquer jeito, temos condições de frear o que não for bom para a cidade“, comenta Professor Daniel.
Para finalizar, o novo presidente da casa destacou ainda a boa relação com o Poder Judiciário e o Ministério Público, importante proximidade para o andamento das fiscalizações necessárias por parte dos vereadores.