O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deverá suspender a cogestão dos municípios no combate ao coronavírus. A decisão deve ser anunciada nas próximas horas.
Com isso, as cidades terão que seguir as regras da bandeira determinada pelo Governo e não poderão adotar regras de flexibilização. É o caso de Gramado que está em bandeira preta mas, decidiu flexibilizar as atividades econômicas, mesmo com o colapso no sistema municipal de saúde. Com a decisão de Leite, Gramado terá que se adaptar às regras da bandeira preta, sem flexibilizações.
Já Canela, decidiu não flexibilizar ainda no início da semana e segue as regras de bandeira preta estipuladas pelo Governo do RS.
A decisão teria sido tomada após a lotação dos leitos de UTI em quase todas as regiões do Estado, além de mais de cinco casos de gaúchos que morreram por complicações do Coronavírus, entre hoje e ontem, aguardando leitos de UTI.
Resta saber se o Governador definirá pela suspensão imediata, mas a tendência é que seja a partir do próximo sábado, dia 27 de fevereiro. Esta é a tendência. Em breve mais atualizações.