Um estudo comandado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, definiu as possíveis estações para a implantação do Hyperloop, “trem” ultrarrápido que teve seu projeto de intenções assinado pelo Governo do RS com a empresa Hyeperloop TT.
O Acontece Gramado publicou ainda em janeiro a notícia sobre a assinatura.
Segundo a UFRGS, seriam quatro as estações: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado e Caxias do Sul. O trajeto de 133 quilômetros poderia ser feito em até 17 minutos já que as cápsulas flutuantes que podem atingir 1.200 km por hora.
A Rádio Gaúcha e o Jornal Zero Hora divulgam que ainda está sendo calculado o investimento necessário para tirar o projeto do papel. A avaliação da demanda e do impacto real deste projeto ousado esta sendo realizada pela UFRGS
A colunista Giane Guerra do GZH trouxe mais detalhes:
– O projeto prevê que cada cápsula tenha capacidade para 50 pessoas.
– No Rio Grande do Sul, não haverá partes subterrâneas. Serão quatro túneis sobre a superfície por onde as cápsulas são impulsionadas no vácuo. Ou seja, elas levitam.
– Por não ter atrito, a velocidade pode chegar a 1.223 km/h.
– O valor das passagens estimado parte de R$ 16, mas pode chegar a R$ 230 dependendo do trajeto.
– Os veículos não terão janelas.
– Serão colocadas telas com inteligência artificial, que vão projetar o que o usuário quiser, desde a paisagem da rua até lojas virtuais para fazer compras.