O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que inicialmente aconteceria no fim de maio, agora terá edição somente em 2021. A feira, que acontece todos os anos em Gramado, reúne segmentos duramente afetados pela crise, como a indústria calçadista e o atacado.
A decisão foi discutida com industriais e lideranças dos sindicatos. Segundo a Merkator, empresa realizadora do evento, foi levado em conta a segurança sanitária dos profissionais envolvidos e também os possíveis prejuízos de uma aglomeração precoce, podendo influenciar a recuperação completa em breve.
Levantamento mais recente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) aponta que o setor já havia fechado mais de 30 mil postos de trabalho no Brasil até meados de maio.
O Rio Grande do Sul, que concentra um dos polos nacionais da fabricação calçadista, soma 7,82 mil demissões nesse período, ou 25% do total. A estimativa é de que a produção de calçados caia até 30% no páis em 2020.
Para continuar incentivando os relacionamentos empresariais, foi desenvolvida uma plataforma para promover a maior reunião digital do setor calçadista brasileiro, ainda este ano. O encontro virtual será no 7 de julho, das 9h às 21h, como oportunidade para negócios, relacionamentos e informações de mercado.
“Nesta primeira atividade pretendemos fazer os lançamentos primavera/verão 2020/2021 dos nossos expositores, e também teremos uma programação de palestras dentro do ConecTech, além de Salas de Tendências e Salas dos Patrocinadores”, explicou Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, em nota.
Uma sala projetada em 3D permitirá a navegação do lojista e do visitante. Os expositores terão direito a uma sala para visitação virtual com fotos, vídeos e catálogos virtuais. O credenciamento on-line para acessar a plataforma estará disponível no site da Merkator. A programação dos conteúdos, horários das palestras, nomes de palestrantes e demais informações serão divulgadas em breve.