A sétima edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou na noite do último sábado, dia 3 de julho. Em função da pandemia, 160 lugares estavam disponíveis, respeitando o distanciamento social. Também através da internet, onde pela primeira vez as apresentações serão transmitidas ao vivo através do canal oficial do evento no YouTube, foram mais de 1.700 espectadores online.
A realização do evento é simbólica para Gramado pois marca a retomada dos eventos culturais, municipais e com presença de público na cidade.
Na noite de abertura, a Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo Maestro Linus Lerner, um dos diretores artísticos do evento, apresentou um repertório variado de obras sinfônicas com destaque para a vencedora do Concurso Jovens Solistas, premiação que integrou a sexta edição do evento, premiando a carioca Paolla Soneghetti, além de, também, a participação da pianista da edição, Olinda Allessandrini.
Allan John Lino, ao representar os diretores do evento, agradeceu pela retomada. “A realização deste evento demandou muita coragem, força de vontade, muito querer fazer música, muito querer fazer arte neste país onde a pauta da cultura é sempre a última, mas aqui em Gramado não, aqui esta é nossa pauta principal”, destacou.
A presidente da GramadoTur e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, disse que o Gramado in Concert foi o último evento a ser realizado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia e, agora, é o primeiro evento do segmento que volta a acontecer de forma presencial. “Não é o mesmo público de sempre, mas temos certeza de que é um belíssimo início, é uma retomada, é uma esperança“, disse Rosa.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recorda a realização do sonho de criar a Orquestra Sinfônica de Gramado há 10 anos atrás. “Lançamos uma sementinha, uma ideia que parecia absurda na época, mas hoje o legado se fortalece nesta sétima edição do evento. Vejo e percebo a alegria de cada um dos integrantes da orquestra por poderem retomar suas apresentações e, dessa forma, encantar todos nós com a sua música“, finalizou.
Pianista Olinda Allessandrini apresentou recitar no domingo
Do barroco ao contemporâneo, em obras para concertos solo, de câmara ou orquestra. Considerada uma das mais renomadas pianistas brasileiras, Olinda Allessandrini apresentou no domingo (4) um recital com repertório formado por compositores do Brasil, Argentina e México no Gramado In Concert.
Em oito canções, compostas por Alberto Nepomuceno, Arturo Márquez, Astor Piazolla e Villa-Lobos, Olinda ofereceu ao público as raízes culturais dos três países e como elas transparecem através da sua música. Em entrevista à Danúbia Schaulet antes da apresentação, a pianista comentou sobre a importância do evento Gramado In Concert, sendo o primeiro evento de música clássica do Brasil, retomar, já em seu formato híbrido, permitindo que o público o assista presencialmente e também de forma online devido à pandemia de Coronavírus.
Olinda acredita ser este um período em que as coisas estão finalmente retomando, o que traz esperança para todas as pessoas que trabalham com cultura e que foram afetadas com a paralisação das atividades. Ela explica o que mudou na sua rotina com a pandemia e a adaptação de seu trabalho:
“Durante a pandemia eu fiz várias gravações online e continuei dando cursos. Eu dou cursos no Instituto Ling, continuei dando esses cursos em formato online. Também, participei de vários eventos em cidades menores, cidades do interior do Rio Grande do Sul, aonde também os concertos ou eram lives sem público ou eram gravações já prontas. Eu acho que a gente vai conseguindo superar esses momentos“.
Dona de um currículo extenso e de apresentações em diversos países, a pianista, que participa do Gramado In Concert desde 2017, diz que sua participação virou algo automático e que sua experiência na coordenação de música de câmara contribui para a organização do evento no sentido de auxiliar e compartilhar com os colegas músicos as dificuldades e também as alegrias.
PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ SÁBADO, DIA 10
Terça-feira, 6 de julho
19h30 – Vida e Poesia, a música de todos os tempos. Na programação desta noite, estarão reunidas a singeleza da música barroca, a nostálgica melodia eslava, o encanto da música cigana, os retalhos musicais típicos do início do século XX e a atmosfera romântica de Robert Schumann.
Quarta-feira, 7 de julho
19h30 – Efemérides. Celebrações anos 21.Nesta noite teremos uma seleção de compositores nascidos ou falecidos em finais 21, em uma proposta interessante e enriquecedora. Estarão nesta escolha os seguintes compositores: Saint-Saens, Piazzolla, Bottesini, Vivaldi e Mozart.
Quinta-feira, 8 de julho
19h30 – Caminhos da Música – Entre Cordas e Sopros. A música de câmara será a condutora neste passeio por diferentes paisagens musicais. Na escolha entre Cordas e Sopros, são priorizados os Sopros, seja em madeiras ou metais. Partindo da suavidade da flauta, o programa vai sendo enriquecido por diferentes timbres, e encerra com o empolgante quinteto de metais.
Sexta-feira, 9 de julho
19h30 – Música séria ou divertida? Um convite à emoção. Este programa abre com Beethoven e Villa-Lobos, em obras musicais de períodos contrastantes, carregadas de história e de emoção. Em seguida, propostas musicais divertidas, em que o bom humor aquece o palco!
Sábado, 10 de julho
19h30 – Concerto de encerramento.
INGRESSOS PRESENCIAIS: As trocas de alimentos devem ser feitas diretamente na Rua São Pedro, 185, no bairro Centro, em Gramado. Das 9 horas (da manhã) às 17 horas (fechando ao meio dia), de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone 3286 7343 ou 3286 2002.
ASSISTA O EVENTO ONLINE E GRATUITAMENTE: Siga e acompanhe as redes sociais do VII Gramado in Concert, ali estão todas as informações sobre programação e horários. Acesse o canal no YouTube da edição para acompanhar as apresentações.