Está em pauta no Governo do Rio Grande do Sul a duplicação dos 32 quilômetros entre Gramado e Nova Petrópolis em uma obra que impactaria positivamente a mobilidade urbana nos próximos anos.
O secretário extraordinário de Parcerias do governo do Estado, Leonardo Busatto, anunciou que o cronograma de obras da concessão da ERS-235 poderá ser antecipado.
O governo do Estado prevê investimento de R$ 407 milhões para a ERS-235 durante os 30 anos do contrato de concessão. A principal obra prevista no projeto é duplicação total do trecho de 32 quilômetros até Gramado.

Outras estradas da região também devem receber obras a partir do terceiro ano.
Reuniões já ocorreram e outras estão agendadas para tratar do assunto. “Nós nos adiantamos quanto a este tema. No dia 4 de maio tivemos uma reunião muito produtiva com representantes do Poder Público, associações de moradores dos bairros e localidades onde passa a ERS-235 e outras entidades. É consenso de que precisamos de uma melhor infraestrutura. Porém, em vez da duplicação, muitos de nossos líderes preferem investimentos em terceiras faixas, acostamento e principalmente em itens voltados ao turismo, como ciclovias, calçadas e o embelezamento da estrada de um modo geral”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis Jorge Darlei Wolf.
Ainda conforme o prefeito, uma eventual duplicação no trecho de Nova Petrópolis até Gramado precisa ser avaliada especialmente pelos moradores das localidades e bairros que são cortados pela rodovia. “A duplicação mudaria completamente as características de lugares como Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe, e até mesmo nos nossos bairros urbanos, como Vale Verde, Piá e Pousada da Neve”, acrescenta o prefeito.
Respostas de 2
Ótima notícia. Aproveitando, as prefeituras de Gramado e Canela deveriam fazer ciclovia entre essas duas cidades. Boa semana a todos gaúchos, sou José Maria Nogueira Fogaça, de Sorocaba-SP, e adoro Gamado e Canela , sou bisneto de gaúcho.
Concordo plenamente com a colocação do Prefeito de Nova Petrópolis.