Pois então, esse é nosso maior desafio: aprender a amar, para que essa vida tenha um sentido maior do que apenas gozar, se divertir, curtir…
No mundo de hoje, precisamos estar atentos para o que realmente queremos dizer ou fazer, porque não estamos habituados a pensar e refletir sobre o que somos e o que estamos fazendo aqui. Agimos de forma automática como robôs ou animais, sem compreender que já passamos da fase do instinto e tão pouco poderemos ser transformados em máquinas.
Como seres humanos, precisamos nos humanizar cada vez mais para passar à fase seguinte da nossa evolução, ou você acha que não evoluímos?
Meu grande amigo e professor, Carlos Frozi, reconhecido pelo seu trabalho na área ambientalista na Fundação Moã de Santa Maria, em universidades e escolas, me perguntou certa feita, quando visitava seu lindo sítio auto suntentável na linha São João, em Canela, qual o maior desafio da humanidade contemporânea? E eu, humildemente inspirado, respondi que era aprender a amar, pois se quer sabemos o que de fato é o amor.
O amor é a única forma de evoluirmos de verdade e mais rapidamente. Somos regidos por leis sábias, como sábio é Aquele que as criou, ou seja Deus, e sem conhecer essas leis continuaremos ignorantes quanto a nossa própria essência, sem saber de fato quem somos, o que aqui estamos fazendo, e para onde vamos. Se somos um animal racional, ainda regido somente por instintos básicos, e as vezes reagindo, nos fazendo parecer como um animal irracional, ou se somos humanos de fato, e se já chegamos até aqui é porque vamos continuar evoluindo.
Pois então, esse é nosso maior desafio: aprender a amar, para que essa vida tenha um sentido maior, do que apenas gozar, se divertir, curtir…
Quando interrogado por um doutor da lei, portanto alguém conhecedor das leis divinas, qual o maior mandamento? Jesus lhe respondeu com simplicidade e grandeza: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito.” Esse o maior e o primeiro mandamento. E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: “Amarás o teu próximo, como a ti mesmo.” Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (Mateus, 22:34 a 40). Um abraço e fiquem com Deus!