Os principais institutos de meteorologia do país emitiram alertas para possibilidade de tempestades em todo Rio Grande do Sul nas próximas 48 horas. A previsão inclui Gramado, Canela e as cidades da Região das Hortênsias.
Segundo as projeções, um grande e poderoso ciclone extratropical se forma no oceano e provoca quedas acentuadas de temperatura, temporais e muita chuva. Os ventos podem chegar a 100 km/h.
Mesmo a milhares de quilômetros do Estado, o ciclone será o responsável por uma frente fria que pode provocar chuvas localmente volumosas e temporais isolados em diversas regiões, entre hoje e amanhã. Vendavais localizados e queda ocasional de granizo também podem ocorrer.
Na região tradicionalmente mais fria do Rio Grande do Sul, em razão das altitudes próximas ou acima de mil metros, nos Campos de Cima da Serra, a influência deste pulso de ar frio será menor e ainda haverá nebulosidade com períodos de chuva, o que vai impedir mínimas muito baixas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial do Inmet válida para todas as áreas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
PREVISÃO PARA GRAMADO E CANELA – *Alerta Laranja para Tempestade
Quinta-feira, 10 de março
Temporais
Mínimas – 17º
Máximas – 27º
Sexta-feira, 11 de março
Chuvas
Mínimas – 12º
Máximas – 19º
Sábado, 12 de março
Sol entre nuvens
Mínimas – 13º
Máximas – 19º