O Acontece Gramado recebeu relatos e pedidos de ajuda de moradores envolvendo as escadarias de acesso ao Bairro Dutra. Para quem não conhece, o bairro Dutra fica em um declive e está localizado aos fundos do Rissul, Bombeiros e ginásio Perinão, e faz divisa com o bairro Avenida Central.
Pra quem vem do Centro, a pé, o mais rápido trajeto é pelas escadarias que dão acesso ao bairro, e que descem fazendo divisa ao ginásio Perinão.
Diariamente, centenas de moradores que não possuem automóvel e trabalham em Gramado e Canela, utilizam o trajeto para chegar até suas residências. Muitos, descem as escadaria no fim de noite e início de madrugada após o expediente em hotéis, restaurantes e atrativos turísticos.
Segundo alguns moradores, nos últimos tempos as escadarias tem tido um aumento de pessoas que procuram o local para uso de drogas, bebidas e grupos de pessoas que ficam por lá em horários aleatórios. Automaticamente isso intimida alguns trabalhadores que preferem não usar o trajeto e acabam fazendo a distância maior. A preocupação maior é com as mulheres moradoras ou visitantes do bairro, que fazem o trajeto sozinhas.
Confira o relato de um dos leitores, que por motivos óbvios e para segurança do mesmo, não será identificado.
“Moro próximo a Perinão, nas ruas de trás. Na semana passada uma amiga de fora que veio me visitar em passar uns dias em Gramado, foi assediada duas vezes descendo as escadas. Em uma das vezes um cara a seguiu e ficou assediando com frases pornográficas (visivelmente alterado). Em outro dia, um cara a seguiu até quase em casa, ela teve que correr e o perseguidor só parou quando os vizinhos começaram a se movimentar.
A intenção não é denegrir a imagem da cidade, mas sim alertar as mulheres para terem cuidado e também autoridades e forças de segurança para que nos ajudem com mais atenção para que o pior não ocorra. Tem muita mulher que faz este trajeto sozinha.
Minha amiga passou dez dias aqui. Como trabalho à noite eu não estava em casa e ela vinha sozinha do Centro. Nós que moramos aqui, temos percebido que alguns grupos de pessoas tem tornado costume se reunir nas escadarias para beber e fazer uso de drogas”.
Na tarde desta terça-feira, dia 26 de julho, a reportagem esteve nas escadarias e conversou com alguns moradores que passaram pelo local. Entre os relatos estão a sensação de insegurança principalmente no período da noite pela falta de iluminação, e também por buracos nas cercas que fazem a divisa com o ginásio Perinão ao longo da descida.
“Nunca sofri assédio mas a insegurança é real principalmente no período da noite. Nunca passo por aqui sozinha de noite”, contou uma moradora que também terá seu nome preservado.
A reportagem procurou a Brigada Militar de Gramado para abordar o tema. O Capitão Lemartine Venzo, Comandante da Brigada Militar Gramado, destaca que ocorrências específicas de assédio não foram identificadas mas que, já havia algumas denúncias, principalmente de usuários de drogas, na pista de skate e no envolto do Ginásio Perinão, onde costumam se reunir diversas pessoas e locais onde as guarnições realizam policiamento e abordagens.
“Agora tendo o conhecimento sobre tal fato nesse local específico, vamos intensificar as ações de policiamento com patrulhas e abordagens. Já entramos em contato com a Prefeitura de Gramado, para melhorar a iluminação e a limpeza do local para auxiliar os moradores que utilizam a escadaria. Para finalizar, importante que a comunidade nos demande, toda vez que ver algum indivíduo suspeito ou alguma situação estranha, naquele local ou nas redondezas, que ligue o telefone de emergência 190, que prontamente iremos atender”, orienta o capitão gramadense.