Mátria terá entrada franca no sábado (20) para o “Festival de Choro da Serra Gaúcha” 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Mátria Parque de Flores recebe no próximo sábado (20) três atrações que integram o “Festival de Choro da Serra Gaúcha“, evento aberto ao público que ocorre em São Francisco de Paula. Com isso, a partir das 15h, não haverá cobrança de ingressos no parque. As apresentações começam às 16h, no deck do Restobar, o restaurante à beira do Lago. 

Quem abre o Festival no Mátria é o “Choro das Gurias“, grupo com seis integrantes e instrumentos tradicionais do gênero, como cavaquinho, pandeiro, bandolim, fagote, violão e flauta, em formação camerístico. Em seguida, o “Chorei sem Querer” traz inovações na formação instrumental e na construção de novos repertórios, sobretudo de música autoral. O encerramento ficará por conta do “Seresteiros do Brasil” com um show que valoriza choros cantados e serestas dos grandes compositores da MPB como Pixinguinha e Nelson Cavaquinho. Cada apresentação terá em torno de 40 minutos. 

Foto: divulgação, Branco Produções.

O Choro é a primeira música urbana nascida há quase 200 anos no Brasil. Ela mistura o que há de mais original em diversas influências, caracterizando um gênero musical plural e representativo. Inicialmente desenvolvido no Rio de Janeiro, o choro se espalhou por todo o país somando características regionais e criando diferentes sotaques para a mesma música. Nos últimos 15 anos, o gênero vem crescendo no RS com iniciativas como a da Escola Portátil de Música – EPM e a Oficina de Choro de Porto Alegre. 

O Festival de Choro da Serra Gaúcha ocorre em São Francisco de Paula, de 19 a 21 de agosto. Para conferir a programação completa, acesse www.brancoproducoes.com.br

Serviço
Festival de Choro da Serra Gaúcha no Mátria
Quando: sábado, 20 de agosto, a partir das 16h
Ingresso: gratuito, a partir das 15h.

Choro das Gurias (16h) – O grupo é formado por Ange Bazzani no fagote, Julia Lorenz no bandolim, Júlia Valentini no violão, Ju Rosenthal no cavaquinho, Natália Santos no pandeiro e Stefania Colombo na flauta transversa. As gurias atuam com uma linguagem musical voltada para a música brasileira, especificamente do choro da cidade de Porto Alegre. 

Chorei sem querer (16h40) – O Grupo Chorei Sem Querer nasceu em 2018, na cidade de Pelotas, de forma despretensiosa, após uma sucessão de encontros musicais entre amigos. Com quatro anos de atividade, o grupo vem se destacando pelas inovações instrumentais e na construção de novos repertórios. A formação atual reúne a flautista Júlia Alves, o guitarrista Gustavo Mustafé, o violonista 7 cordas Alexandre dos Santos e Maicon Ouriques, na percussão

Seresteiros do Brasil (17h20) – Reúne os músicos Gabriel Maciel (Voz), Fernando Leitzke (Piano), Mathias 7 Cordas (Violão) com participação especial de Vinicius Ferrão (Bandolim e Violão Tenor) em um show que valoriza o repertório de choros cantados e serestas dos grandes compositores da MPB como Pixinguinha e Nelson Cavaquinho, passando por nomes como professor Darci Alves e Silvio Caldas. Gabriel Maciel é um dos seresteiros em atividade em Porto Alegre, que conduz com maestria o show Seresteiros do Brasil relembrando valsas, choros, serestas, sambas-canção em um universo intimista.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade