O Mátria Parque de Flores recebe no próximo sábado (20) três atrações que integram o “Festival de Choro da Serra Gaúcha“, evento aberto ao público que ocorre em São Francisco de Paula. Com isso, a partir das 15h, não haverá cobrança de ingressos no parque. As apresentações começam às 16h, no deck do Restobar, o restaurante à beira do Lago.
Quem abre o Festival no Mátria é o “Choro das Gurias“, grupo com seis integrantes e instrumentos tradicionais do gênero, como cavaquinho, pandeiro, bandolim, fagote, violão e flauta, em formação camerístico. Em seguida, o “Chorei sem Querer” traz inovações na formação instrumental e na construção de novos repertórios, sobretudo de música autoral. O encerramento ficará por conta do “Seresteiros do Brasil” com um show que valoriza choros cantados e serestas dos grandes compositores da MPB como Pixinguinha e Nelson Cavaquinho. Cada apresentação terá em torno de 40 minutos.
O Choro é a primeira música urbana nascida há quase 200 anos no Brasil. Ela mistura o que há de mais original em diversas influências, caracterizando um gênero musical plural e representativo. Inicialmente desenvolvido no Rio de Janeiro, o choro se espalhou por todo o país somando características regionais e criando diferentes sotaques para a mesma música. Nos últimos 15 anos, o gênero vem crescendo no RS com iniciativas como a da Escola Portátil de Música – EPM e a Oficina de Choro de Porto Alegre.
O Festival de Choro da Serra Gaúcha ocorre em São Francisco de Paula, de 19 a 21 de agosto. Para conferir a programação completa, acesse www.brancoproducoes.com.br
Serviço
Festival de Choro da Serra Gaúcha no Mátria
Quando: sábado, 20 de agosto, a partir das 16h
Ingresso: gratuito, a partir das 15h.
Choro das Gurias (16h) – O grupo é formado por Ange Bazzani no fagote, Julia Lorenz no bandolim, Júlia Valentini no violão, Ju Rosenthal no cavaquinho, Natália Santos no pandeiro e Stefania Colombo na flauta transversa. As gurias atuam com uma linguagem musical voltada para a música brasileira, especificamente do choro da cidade de Porto Alegre.
Chorei sem querer (16h40) – O Grupo Chorei Sem Querer nasceu em 2018, na cidade de Pelotas, de forma despretensiosa, após uma sucessão de encontros musicais entre amigos. Com quatro anos de atividade, o grupo vem se destacando pelas inovações instrumentais e na construção de novos repertórios. A formação atual reúne a flautista Júlia Alves, o guitarrista Gustavo Mustafé, o violonista 7 cordas Alexandre dos Santos e Maicon Ouriques, na percussão.
Seresteiros do Brasil (17h20) – Reúne os músicos Gabriel Maciel (Voz), Fernando Leitzke (Piano), Mathias 7 Cordas (Violão) com participação especial de Vinicius Ferrão (Bandolim e Violão Tenor) em um show que valoriza o repertório de choros cantados e serestas dos grandes compositores da MPB como Pixinguinha e Nelson Cavaquinho, passando por nomes como professor Darci Alves e Silvio Caldas. Gabriel Maciel é um dos seresteiros em atividade em Porto Alegre, que conduz com maestria o show Seresteiros do Brasil relembrando valsas, choros, serestas, sambas-canção em um universo intimista.