Obras de poesia, contos, crônicas e ensaio estarão em destaque a partir de sábado, 3 de setembro, em Gramado. Liana Timm, Isaac Pechansky e Cátia Castilho Simon estão entre os autores participantes.
A editora Território das Artes, de Porto Alegre, lança seis títulos com seu selo no Filigram, em Gramado, dia 3 de setembro (sábado), a partir das 17h. O Festival Internacional Literário ocorre no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, no Lago Joaquina Rita Bier, entre os dias 2 e 11 de setembro.
Fundada em 1997 pela escritora Liana Timm a editora Território das Artes, cria e produz projetos artísticos e culturais. Entre suas publicações, estão mais de 150 livros editados, incluindo obras sobre arte, literatura e ciências humanas.
A lista de lançamentos em Gramado inclui A dimensão da palavra – 35 anos de poesia, da poeta e artista multimídia Liana Timm, que também protagoniza a exposição “Recortes de uma Trajetória”, no mesmo local. A antologia reúne, em 494 páginas, poemas publicados em 18 obras da autora, vencedora do Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores) 2010 e 2012 nesse gênero literário. Liana estará presente no Filigram.
Também devem comparecer ao evento os seguintes escritores com livros editados pela Território das Artes: Alexandre Brito, Amanda Costa, Cátia Simon, Cinara Ferreira, Dione Detanico, Jacob Klintowitz, Jane Tutikian, José Eduardo Degrazia, Lenira Fleck, Lilian Rocha, Lúcia Monmany, Maria Alice Bragança, Mariam Pessah, Manuela Lopes Dipp, MHelena Weber, Marta Leiria, Naia Oliveira, Neli Germano e Valesca de Assis.
Valendo-se da poesia, conto e crônica, 21 autores levam o leitor a percorrer a capital gaúcha, que completou 250 anos neste 2022, pelas páginas de Arca – de Desejos por Porto Alegre. A Arca é uma coleção temática da editora que chega ao 14º ano. As escritoras Liana Timm e Cátia Castilho Simon são autoras e organizadoras do livro.
Da Psiquiatria à Psicanálise: Uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem, de Isaac Pechansky, é uma compilação dos mais representativos ensaios escritos pelo renomado psicanalista, que atuou em hospitais, clínica e magistério superior da área médica. O livro, de 250 páginas, é ilustrado por trabalhos de sua esposa, a artista visual Clara Pechansky.
Rastros de estrela é composto por 22 narrativas curtas de Cátia Castilho Simon, que é mestre em literatura brasileira e doutora em estudos da literatura brasileira, portuguesa e luso-africanas pela UFRGS. O livro de 136 páginas tem apresentação da escritora Cintia Moscovich.
Dione Detanico, professora de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e Brasileira, assina Pequenas nebulosidades, de 104 páginas. Na orelha do livro, a escritora Valesca de Assis descreve-o como “precioso, delicado, ingênuo, mas nem tanto, atrevido às vezes”.
Na pandemia com Chico, livro de crônicas de Naia Oliveira, reflete sobre a realidade brasileira e suas mazelas. Durante a reclusão imposta pela pandemia, a autora observa a movimentação dos transeuntes desde a janela de seu apartamento com vista para uma praça. A cada olhar a imaginação corre solta e o resultado é esse livro de 64 páginas.