Decididamente para quem convive com os eventos em Gramado, e também para os que consomem com mais frequência as novidades intermináveis (e ótimas) da cidade, é difícil ser surpreendido tamanha a qualidade dos produtos turísticos que conhecemos diariamente.
Mas, existem casos em que a surpresa nos pega de jeito. E o Jantar às Cegas da Cristais de Gramado é um exemplo que gostaria de compartilhar com os leitores do Acontece.
Fui convidado para uma das primeiras apresentações na Cristais de Gramado, local que sempre oferta novidades com loja, fábrica, experiências e muito foco na arte.
Desta vez iniciou a temporada do Jantar às Cegas. Uma incógnita pois, os cardápio e informações mais detalhadas são omitidas de propósito.
Ao chegar, nosso pequeno grupo foi recebido pelos diretores Telmo Freitas Gomes e Irane Land, e pela Assessora de Comunicação Catiucia Ruas.
Após algumas instruções e uma visita ao banheiro (já que a experiência dura cerca de duas horas e não pode ser interrompida), fomos conduzidos a uma sala completamente escura. Em fila indiana. A escuridão é realmente total e não se usa venda como em outros jantares similares. Os celulares e câmeras devem permanecer desligados.
Com o impacto da escuridão, algumas pessoas desistem logo de início-, o que é totalmente natural pois a insegurança do breu total pode despertar gatilhos de ansiedade nas pessoas. Quem não se sente à vontade apenas precisa levantar a mão e é imediatamente conduzido para fora da sala escura pela equipe de apoio que acompanha tudo em tempo real através de monitoramento.
Após a imersão na escuridão, os convidados são levados até os seu lugares onde já espera a degustação de finger food. O detalhe é que o cardápio não é revelado nem antes e nem depois do evento. Então, fica na imaginação de cada um o que foi servido através de sua própria percepção e paladar. Prepare-se para comer com a mão e se lambuzar, ou sujar a roupa, o que ajuda a materializar a experiência.
Para beber, água e uma taça de vinho servida na hora pelo garçom, de alguma forma que ainda não compreendi.
Após a degustação, opiniões variadas dos colegas de mesa sobre o que exatamente estávamos provando e muitas risadas, inicia a apresentação artística. São músicos, artistas, que surgem entre as meses e só conseguimos acompanhar o desenrolar da história pelo som das suas vozes. Música, lembranças de viagens e o destino final: Gramado!
Como eles se movimentam no escuro trocando de lugares de forma constante, não dá para saber.
Ao fim, ainda algumas experiências sensitivas como pingos de água se materializando para dar veracidade para a história.
No fim, todos são levados de volta ao local de origem, e se readaptam na claridade. Em instantes, fomos informados que teríamos uma surpresa. E, entram os artistas, dois profissionais homens e duas profissionais mulheres (as duas deficientes visuais), que finalizam a apresentação ao vivo com uma canção e apresentação artística.
O impacto de saber que as profissionais e artistas mulheres do espetáculo são deficientes visuais emociona a todos. Vi algumas pessoas chorando e outras segurando o choro ao saber que por algumas horas estiveram limitados de visão exatamente como as duas meninas estão 24 horas por dia.
Que bela sacada Telmo, Irane e equipe Cristais de Gramado. Criar e investir em um espetáculo inclusivo e diferente de tudo que já vimos por aqui merece os aplausos da comunidade e o prestígio de todos: moradores e turistas.
Torcemos para que a Cristais de Gramado, que completou 20 anos, continue nos trazendo experiências de qualidade como esta e que sua história seja contada sempre desta forma tão bonita.
Will Weber, especialista em Experiência do Cliente, está à frente do projeto em conjunto com os diretores da Cristais, e do diretor Davi Souza, da Claque Produções.
Os artistas são a atriz, acrobata e trapezista Analú Faria, o ator, músico, compositor e cantor Diego Max, a cantora, compositora, escritora e atriz Sara Bentes e do diretor, ator, músico e palhaço Marcelo Donini.
Conversei bastante com Telmo, Irane e o o diretor Davi. Ambos me passaram a preocupação em ofertar uma experiência única aos visitantes. A temporada na Cristais vai até janeiro mas a ideia é levar o formato para apresentações Brasil afora.
O Jantar às Cegas em Gramado é apresentado em duas sessões diárias, sempre às 19h30 e às 21h30, entre os dias 8 de novembro e 31 de janeiro, na Sala Escura da Cristais de Gramado (RS 115, nº 36161). O ingresso contempla jantar no sistema finger food, harmonização Jolimont e espetáculo, e pode ser adquirido antecipadamente pelo site https://ingressos.cristaisdegramado.com.br/jantar-as-cegas
Importante: Moradores de Gramado tem desconto no valor do ingresso.