URGENTE: Governo do RS anuncia que Gramado e Canela passam para bandeira vermelha

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em meio ao aumento de contaminações, mortes e internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado piorou a classificação de 5 das 20 regiões no sistema de distanciamento controlado contra a Covid-19. Com a mudança, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana passaram de bandeira laranja (risco médio) para vermelha (risco alto). Como Gramado e Canela integram a Região de Caxias do Sul no modelo de distanciamento adotado pelo Governo do RS, as duas cidades passam da bandeira laranja para vermelha.

Ao todo, até a sexta-feira, dia 12, Gramado e Canela registravam 40 casos positivos de Coronavírus com um óbito. Em tese, com a bandeira vermelha as restrições devem aumentar com relação a liberação do comércio, rede hoteleira, entre outros setores. As restrições devem valer por um período de duas semanas.

Na região de Caxias do Sul, os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 cresceram 173,9% entre as duas semanas, passando de 23 para 63 hospitalizações. Mesmo sem considerar a alteração na faixa de corte, a região teria obtido a bandeira preta nesse indicador.  Esse elevado crescimento aponta para um alerta ainda maior na região, pois se trata da velocidade do avanço da pandemia, com efeitos que podem permanecer por mais semanas. 

Os indicadores de incidência de novos casos sobre a população – “hospitalizações confirmadas para Covid-19 em relação à população” e “Projeção de óbitos em relação à população” apresentaram significativa piora.
Assim, considerando as mudanças nos indicadores e o elevado crescimento, ambos variaram de bandeira laranja para preta.

Mudanças nas regras

As alterações seguem ajustes no modelo, anunciadas pelo governador Eduardo Leite na última quinta-feira. Dos 11 indicadores levados em conta, o Palácio Piratini alterou quatro e apertou o ponto de corte em sete. As novas regras nos índices de óbitos por Covid-19, por exemplo, têm uma projeção das mortes nos últimos sete dias e na variação de pacientes internados em UTI, ao invés de usar o número de óbitos dos últimos sete dias.

Conforme as modificações, se a região atingir a bandeira vermelha ou preta, são necessárias duas semanas consecutivas com bandeiras menos graves para que haja mudança na cor. Isso é para evitar que indicadores apresentem falsas melhoras e para ter certeza que a região obteve as melhoras necessárias. Assim, para a região passar da bandeira amarela para a laranja, a taxa de avanço de hospitalizações por Covid-19, no período de duas semanas, terá que passar de 5% a 20%; para ir da laranja para a vermelha, o avanço deve ser de 20% a 50%; e, da vermelha para a preta, o avanço precisa ser de 50%. 

Com informações Correio do Povo e Governo do estado do RS.

Respostas de 3

  1. Governador do RS, por favor as pessoas precisam trabalhar, nós aqui em Gramado tivemos poucos casos de Covid curados em domicílio, nenhum caso em hospital e nenhuma morte, estamos tomando todo o cuidado para com a nossa gente e com visitantes….gratidão.

  2. De fato todos temos que se cuidar e cuidar do nosso próximo,mas temos que trabalhar com segurança e não podemos ser sacrificado por outras regiões

  3. Penalização? O governo não está penalizando, a penalização é a do coronga, não do governador. Todas as pessoas do planeta precisam trabalhar, mas de que adianta o trabalho se estiverem mortos ou matando os outros com contaminação? Esse governo está é muito frouxo com as decisões e o pico ainda nem chegou, querem ver corpos empilhados nas ruas para acreditarem que essa é uma situação realmente grave e sem precedentes mundialmente?

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade