O aumento do número de casos confirmados de Coronavírus na Serra acendeu o sinal de alerta no governo estadual e mostrou a complexidade do sistema de atenção a casos graves numa região onde Caxias é a principal referência hospitalar. A ocupação dos leitos de UTI em Caxias chegou a 77% e continua crescendo.
Canela e Gramado fazem parte da região da Serra no mapa hospitalar do governo estadual. Canela envia regularmente pacientes graves para Caxias, onde há hospitais especializados. Nas últimas duas semanas, aumentou em 173,9% o número de doentes com Covid 19 mandados para hospitais de Caxias.
Caso o sistema de saúde de Caxias entre em colapso, os pacientes de Canela vão precisar dos leitos em hospitais de cidades vizinhas, como Gramado que mal consegue atender seus próprios casos graves. Canela não tem nenhum leito de UTI. Quem conhece a situação hospitalar da região da Serra sabe que não vivemos numa bolha hermética.
É fundamental a integração e cooperação de todas as cidades para que a pandemia de Coronavírus possa ser enfrentada. Quando se trata da saúde da população, regionalismos podem causar mortes.
Mais detalhes na reportagem da Pioneiro (http://pioneiro.clicrbs.com.br/…/regiao-com-mais-casos-e-77…).