Gramado é a capital do chocolate já consagrada há muitos anos e famosa pelo seu chocolate artesanal que se espalha pelo Brasil. O título inclusive é oficial através da Lei Federal 13.990, sancionada em 2020, que concedeu para a cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.
Porém, um levantamento divulgado esta semana vem dando o que falar e provoca debate nas redes sociais e imprensa (com vários portais nacionais dando a manchete) colocando uma pequena cidade do Paraná como possível “rival” de Gramado. Os dados divulgados causaram descontentamento entre os gramadenses e fizeram a alegria de moradores da cidade paranaense que “entrou” para o mapa nacional.
O levantamento é da conhecida, e respeitada, Geofusion – empresa de soluções de mercado que usa inteligência geográfica.
A empresa apontou a cidade de Borrazópolis, com 6.200 habitantes no interior do Paraná, a 360 km de Curitiba, como a Capital Nacional do Chocolate.
Segundo a Geofusion, a cidade paranaense tem o maior índice per capita de bombonières — lojas especializadas na venda de chocolate. No total, são nove estabelecimentos instalados na cidade: um unidade para cada 699 moradores.
Já Gramado possuiu uma loja para cada 737 moradores, segundo o levantamento.
Confira o ranking da Geofusion:
1º: Borrazópolis, no Paraná – 1 loja a cada 699 moradores
2º: Gramado, no Rio Grande do Sul – 1 loja a cada 737 moradores
3º: Camanducaia, em Minas Gerais – 1 loja a cada 780 moradores
4º: Campos do Jordão, em São Paulo – 1 loja a cada 811 moradores
5º: Confins, em Minas Gerais – 1 loja a cada 858 moradores
Agora que Borrazópolis já teve seus “cinco minutos de fama”, vamos falar sério e ressaltar que no quesito melhor chocolate e Capital Nacional do Chocolate não existe rivais para Gramado.
O critério adotado pela empresa que fez o levantamento é aceitável mas muito simplista para dar ou não o título de Capital do Chocolate para uma cidade.
Para se ter uma ideia só para a Páscoa 2023 a expectativa é de uma produção local de mais de 700 toneladas de chocolate caseiro em Gramado. Só a Florybal, maior produtora da especiaria na cidade, produziu em sua fábrica cerca de 300 toneladas de chocolates para este período.
Uma resposta
Adoro Gramado, mas falar que lá tem o melhor chocolate é uma grande mentira. Tirando poucas exceções, a maioria é só pra pegar turistas.