Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado16°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Estreia João Victor Coutinho: Por que precisamos falar sobre ser LGBTQI+

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Estava eu, em um churrasco de domingo – super clichê – quando escuto o comentário: “tudo bem ser gay, lutar pelos direitos, tudo, só não entendo a necessidade de ficar se expondo”. Obviamente, quem me conhece sabe, comecei uma discussão para explicar o porquê.

No entanto, tal comentário me fez refletir. Sim, é fato notório e sabido que a população LGBTQI+ tem conquistado diversos direitos nos últimos anos como a troca de nome sem a necessidade de laudo médico, o reconhecimento de família homoafetiva e, mais recentemente, o enquadramento da homo-transfobia enquanto crime. Essas conquistas, em que sua importância e relevância, passam uma falsa sensação de avanço.

Por que falsa? Porque ao mesmo tempo que se vê o crescimento de políticas voltadas à comunidade LGBTQI+, cresce igualmente a violência e os casos de preconceito, sendo o Brasil que mais mata LGBT’s no mundo, uma morte a cada 23 horas. A expectativa de vida de uma mulher trans no Brasil, segundo dados de um estudo do Hospital de Clinicas de São Paulo, é de 35 anos.

Atualmente no mundo tem 72 países em que a homossexualidade é criminalizada, sendo que em 13 deles há pena de morte para a pratica. Em uma conta rápida, considerando os 193 países reconhecidos pela Organização da Nações Unidas (ONU), em 37% dos países, homossexuais não só não são bem-vindos, como são considerados criminosos.

É por todos esses dados que é tão importante para as pessoas LGBTQI+ se posicionarem enquanto indivíduos e integrantes dessa comunidade. Mais que um ato de resistência, é um de existência. Muito já foi conquistado, mas ainda há muita luta pela frente, e não é sendo fora do meio que será mudado alguma coisa.

Se temos o pouco que temos, foi porque muita gente deu a cara a tapa e levantou a bandeira, aguentou a opressão do Estado e da sociedade. Quem cala, ou é calado como em muitos países, vive a mercê do querer dos outros. Por isso eu me exponho, por isso eu digo sou gay e com muito orgulho. Jamais deixarei arrancarem meus direitos, os quais foram conquistados com tanta luta. Acho que sim respondo bem, tai a necessidade de ficar “se expondo”.


Jovem estudante de direito, canceriano e idealizador do projeto Orientando
@jvcostacoutinho

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade