Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado17°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Editorial: Nada acontece por acaso. E o Acontece Gramado está no ar!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Vivemos tempos difíceis! Passamos por tempos em que a angústia coletiva é palpável, o medo e a aflição dominam qualquer tentativa de raciocínio lógico. Até mesmo a pequena parcela da população que hoje é taxada de “negacionista”, esconde atrás de sua negação um imenso medo da realidade e do imponderável.

Ah o imponderável! Quem imaginaria, há três meses, que neste curto espaço de tempo perderíamos mais de 29 mil vidas de brasileiros para um vírus que ataca o sistema respiratório? E mais, alguém ousaria pensar que o mundo chegaria aos 400 mil mortos em menos de cinco meses? Duvido!

Mas, chegamos! E precisamos conviver com a dor da perda pelos familiares, ao mesmo tempo em que precisamos ter empatia. Empatia pelos mortos, suas famílias e os profissionais que estão no front! Enquanto isso, acompanhamos uma escalada horrorosa de crises institucionais generalizadas e geradas, pasmem, do núcleo do Governo Federal! Estamos perdidinhos e sem comando no que tange ao Palácio da Alvorada. A conta virá logo mais à frente e, infelizmente, todos nós arcaremos com o ônus das nossas escolhas erradas mas, democráticas.

E aí entra a questão principal: nossos líderes em Brasília não estão lá ao acaso. Fomos nós que os colocamos no poder! Nosso presidente, nossos senadores, nossos deputados, a família Bolsonaro, os líderes evangélicos, a bancada da Bala e do Agronegócio, o Centrão, os direitistas extremistas e os esquerdistas extremistas. Nós os colocamos lá e os fizemos ACONTECER!

Os ataques diários à liberdade de expressão, os pedidos por intervenção militar, as milícias, o Gabinete do Ódio e as grandes empresas patrocinando uma enxurrada de Fake News, os ataques ao STF, o desvio de milhões na compra de respiradores superfaturados, as agressões a jornalistas, a interferência na Polícia Federal, a entrega da Amazônia…

é muita coisa ruim ACONTECENDO!

Mas, podemos afirmar que não é um privilégio do Brasil! O que ACONTECE:
Mortes pela COVID-19 traumatizam boa parte do planeta;
A China segue, mais forte do que nunca, seus planos de Comunismo totalitário;
Donald Trump é o segundo pior presidente no combate ao Coronavírus;
O mundo passa a viver sua pior recessão em décadas;
A taxa de desemprego não para de subir;
A morte de George Floyd (negro morto por um policial branco em Minneapolis);
A morte do menino Rafael pela própria mãe no município de Planalto no RS;

Fundamental aqui entender que, enquanto a coletividade está focada na resolução de um grande e grave problema, como no caso do coronavírus, não podemos esquecer de olhar para o todo. Redobrar as atenções para o que ACONTECE ao nosso redor é fundamental para evitarmos situações como as que temos visto nos últimos meses! Não podemos permitir que pessoas usem este momento para criar mecanismos que prejudicarão a todos nós, como o caso do ministro do Meio Ambiente, que se mostra muito disposto a “passar a boiada” para mudar regras e leis por debaixo dos panos.

E, por isso está no ar o Acontece Gramado para, mesmo que localmente, possa servir como um espaço democrático de informações voltadas para a comunidade! Além disso, um espaço fiscalizador e de muita opinião. Os 13 colunistas convidados não foram escolhidos por acaso! Foram escolhidos por sua história, relevância, influência e, principalmente, pelo perfil comunitário.

E nossas lideranças?

Vale ressaltar aqui o trabalho bem feito até então pelos prefeitos de Gramado e Canela, Fedoca e Constantino. Junto com suas equipes estão desempenhando um competente trabalho de prevenção e de controle durante a crise atual. Com certeza, este bom trabalho é resultado de uma união com a comunidade que também entendeu seu papel e tem sido ordeira e paciente. Fedoca e Constantino, assim como o Governador do RS, Eduardo Leite, estão fazendo ACONTECER!

Por outro lado, algumas lideranças importantes de nossa região estão deixando a desejar em um momento de crise como este. Temos empresários, ex-prefeitos e futuros candidatos que simplesmente sumiram do mapa, fugindo do protagonismo que era esperado. Pré-candidatos que estavam em plena campanha antes da pandemia estão “sumidos” há mais de três meses. Vale a pergunta: por onde andam?

A pandemia também nos mostra o quanto nossos vereadores estão se omitindo. Precisamos analisar melhor a função comunitária de cada um e que tipo de ações os vereadores eleitos desenvolveram ou potencializaram durante a pandemia. Temos vereadores/empresários, que até agora não tomaram a iniciativa de promover nenhuma campanha de arrecadação e/ou distribuição de alimentos e donativos.

São poucos os que vemos nas ruas neste período, e aqui destaco o vereador professor Daniel, de Gramado, como um exemplo a ser seguido pelos demais. É fácil ACONTECER sentado em um gabinete no conforto do ar condicionado e apenas lançando críticas ao executivo. Mas, e na hora da crise? O que nossos vereadores podem nos oferecer além da cansativa e protocolar resenha de cada sessão? Acredito que a comunidade esperava mais atitude dos seus vereadores eleitos! Precisamos de lideranças, com iniciativa, pegada e espírito comunitário!

Chegamos! Estamos aqui para agregar como mais um veículo de comunicação da Serra Gaúcha! Vamos fazer ACONTECER em Gramado, com o Acontece Gramado, como fazemos em Florianópolis há seis anos com o ACONTECE FLORIPA!

Agradecimentos especiais: Daniel Schrage, Claudio Barboza, Braulio Ricardo, Jaison Remonti, Jardel Hay, João Victor Coutinho, Karen Dinnebier, Letícia Rossa, Lili Reid, Marcela Muttoni, Maritania Oliveira, Simone Prestes, Te Liga Canela, Master Hotéis, Santo Dom, AIRBNB, Acontece Floripa, Flashtop, Choco+Gramado, Studio Marilac, Academia Ponto do Corpo, Armazem Waslawick, Restaurante Tchê Churrasco e Restaurante da Vovó.


Jornalista, fundador e editor dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade