Verbos são arrojados, nos incitam a tomar providências. Alguém consegue ficar imóvel diante de um verbo? Impossível. Ele é imperativo e dá uma ordem para algo. Proteja. Cuide. Expresse. Liberte. Lave. Use. Faça. Mostre. Aconteça.

Acontecer é um dos verbos do momento. Pessoas protagonistas e responsáveis pela sua própria vida fazem Acontecer. Fazem Acontecer esperança na própria vida e na vida de outros com boas e desprendidas ações. Fazem Acontecer cuidados para o coletivo. Fazem Acontecer a liberdade de expressão ao disseminar informações corretas e conferidas. Em tempos de covid-19 Acontecer é também acreditar. Acreditar em dias melhores, em vidas melhores, em um futuro mais decente e protetor do Todo.

Apesar de vivermos em meio a uma pandemia mundial, que requer atenção e cuidados redobrados no nosso cotidiano, percebemos nossos dias mais ensolarados, com ares mais puros, diz a mídia mundial. O meio ambiente, em parte do mundo, recebe o respiro, as férias que necessitava para se regenerar. Esperança, esperança de um mundo melhor pensamos, cada um na sua casa. Porém aqui no Brasil o massacre verde acontece sem tréguas em todas as regiões. Amazônia, Mata Atlântica, estiagem no sul. E as informações sobre o assunto mal nos chegam. Por que não se pode falar quando o assunto envolve dinheiro e opiniões divergentes? Tudo que diverge vira tabu. Ao invés de discutirmos e debatermos, amenizamos, calamos. E às vezes deixamos mentiras saírem fantasiadas de verdade.

“Diga sempre a verdade!”, foi a orientação dos nossos pais e avós quando precisávamos nos manifestar. Não foi o que aprendemos? “A verdade os salvará”, se ouviu nas igrejas. Onde perdemos a noção de bons conceitos? A verdade é que perdemos muito pelo caminho trilhado: dignidade, solidariedade, coletividade, responsabilidade. Tantas palavras terminadas em “idade” abandonadas ao descaso, o que só comprova nossa imaturidade social. Perdemos liberdade de expressão e liberdade de Acontecer. Só pode se expressar quem concordar com as minhas ideias. Só pode fazer Acontecer quem faz de acordo com as minhas ideias. E neste atrapalho todo, ainda convivemos com as mentiras transformadas em verdades fabricadas.

Não são tempos melhores, nem tempos dos melhores. Aproveite que não podemos nos abraçar e transforme estes tempos em momento único para botar as duas mãos na própria consciência. Nas nossas atitudes individuais carregamos o coletivo. Se falta sinceridade no nosso diálogo interno, sobra irresponsabilidade na fala com o Todo.

São tempos simples. Instantes para protegermos os nossos e a si mesmo. Protegermos com medidas simplórias como lavar as mãos com água e sabão, manter o distanciamento social e usar máscaras. Entregar água e sabão para quem não tem. Enxergar o outro e suas ausências. Enxergar a si e suas ausências. Tudo tão simples. Mas nem sempre o simples é visto como necessário. Parece que todo simples é visto como má engrenagem, mal exemplo, caminho torto. Está na hora de fazer Acontecer a vida mais simples. E esta começa lavando as mãos com água e sabão e ajudando o outro a lavar as suas.


O projeto TE LIGA Canela surgiu da vontade de um grupo de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e artistas de ajudar a população de Canela a buscar soluções para os problemas que afetam nossa cidade .
TE LIGA

Deixe uma resposta

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

%d blogueiros gostam disto: