Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado18°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Estreia Te Liga Canela: Sobre fazer Acontecer

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Verbos são arrojados, nos incitam a tomar providências. Alguém consegue ficar imóvel diante de um verbo? Impossível. Ele é imperativo e dá uma ordem para algo. Proteja. Cuide. Expresse. Liberte. Lave. Use. Faça. Mostre. Aconteça.

Acontecer é um dos verbos do momento. Pessoas protagonistas e responsáveis pela sua própria vida fazem Acontecer. Fazem Acontecer esperança na própria vida e na vida de outros com boas e desprendidas ações. Fazem Acontecer cuidados para o coletivo. Fazem Acontecer a liberdade de expressão ao disseminar informações corretas e conferidas. Em tempos de covid-19 Acontecer é também acreditar. Acreditar em dias melhores, em vidas melhores, em um futuro mais decente e protetor do Todo.

Apesar de vivermos em meio a uma pandemia mundial, que requer atenção e cuidados redobrados no nosso cotidiano, percebemos nossos dias mais ensolarados, com ares mais puros, diz a mídia mundial. O meio ambiente, em parte do mundo, recebe o respiro, as férias que necessitava para se regenerar. Esperança, esperança de um mundo melhor pensamos, cada um na sua casa. Porém aqui no Brasil o massacre verde acontece sem tréguas em todas as regiões. Amazônia, Mata Atlântica, estiagem no sul. E as informações sobre o assunto mal nos chegam. Por que não se pode falar quando o assunto envolve dinheiro e opiniões divergentes? Tudo que diverge vira tabu. Ao invés de discutirmos e debatermos, amenizamos, calamos. E às vezes deixamos mentiras saírem fantasiadas de verdade.

“Diga sempre a verdade!”, foi a orientação dos nossos pais e avós quando precisávamos nos manifestar. Não foi o que aprendemos? “A verdade os salvará”, se ouviu nas igrejas. Onde perdemos a noção de bons conceitos? A verdade é que perdemos muito pelo caminho trilhado: dignidade, solidariedade, coletividade, responsabilidade. Tantas palavras terminadas em “idade” abandonadas ao descaso, o que só comprova nossa imaturidade social. Perdemos liberdade de expressão e liberdade de Acontecer. Só pode se expressar quem concordar com as minhas ideias. Só pode fazer Acontecer quem faz de acordo com as minhas ideias. E neste atrapalho todo, ainda convivemos com as mentiras transformadas em verdades fabricadas.

Não são tempos melhores, nem tempos dos melhores. Aproveite que não podemos nos abraçar e transforme estes tempos em momento único para botar as duas mãos na própria consciência. Nas nossas atitudes individuais carregamos o coletivo. Se falta sinceridade no nosso diálogo interno, sobra irresponsabilidade na fala com o Todo.

São tempos simples. Instantes para protegermos os nossos e a si mesmo. Protegermos com medidas simplórias como lavar as mãos com água e sabão, manter o distanciamento social e usar máscaras. Entregar água e sabão para quem não tem. Enxergar o outro e suas ausências. Enxergar a si e suas ausências. Tudo tão simples. Mas nem sempre o simples é visto como necessário. Parece que todo simples é visto como má engrenagem, mal exemplo, caminho torto. Está na hora de fazer Acontecer a vida mais simples. E esta começa lavando as mãos com água e sabão e ajudando o outro a lavar as suas.


O projeto TE LIGA Canela surgiu da vontade de um grupo de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e artistas de ajudar a população de Canela a buscar soluções para os problemas que afetam nossa cidade .
TE LIGA

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade