Independente da classificação por bandeiras, do Governo do RS, ou da flexibilização adotada pelo Estado e pelos municípios, uma coisa é certa: os números apontam que os casos de transmissão por Coronavírus em Gramado e Canela seguem a tendência estadual. Uma tendência de crescimento exponencial de transmissão comunitária contínua.
Senão vejamos: No dia 1º de junho, Gramado registrava 8 casos de infectados pelo novo Coronavírus. Já Canela registrava 15 casos. Somando as duas cidades, nesta data, eram 23 casos confirmados, 16 curados e um óbito (em Canela).
Hoje, menos de um mês depois (dia 26 de junho), Gramado registra 21 casos e Canela registra 34 casos de infectados. Somando as duas cidades, são 55 casos, com 43 considerados recuperados, um óbito e 11 pessoas que seguem infectadas: 4 em Canela e 7 em Gramado.
Se compararmos nossos municípios com alguns vizinhos como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Sapiranga, por exemplo, a situação pode até ser considerada tranquila já que nestes municípios existe uma transmissão generalizada e descontrolada. Precisamos evitar de chegarmos ao ponto de termos um lockdown e, para isso, é importante que Gramado e Canela continuem desempenhando bem o seu papel de rastreamento e controle destes casos positivos.
Até aqui, considero que as duas Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Saúde vem se saindo muito bem no combate ao novo Coronavírus. Outro item: a baixa taxa de letalidade por aqui é um alento! Levando em conta que o pior está por vir no Rio Grande do Sul, precisamos estar muito bem preparados para evitar de nos perdermos no combate a este vírus tão devastador.
Acredito que, pelas novas regras determinadas pelo governador Eduardo Leite, é possível que Gramado e Canela possam se manter (mesmo sob a classificação de Bandeira Vermelha) com as regras de flexibilização da Bandeira Laranja. Mas isso só saberemos na segunda-feira, dia 29, com o anúncio oficial do Palácio Piratini.