Situação se agrava e Gramado está perto do lockdown

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A situação é preocupante! Desde o início da pandemia, lá em março, a situação do novo coronavírus em Gramado, manteve-se sob controle. Isso graças às iniciativas do Poder Público, de parte da população que soube entender a gravidade deste vírus, além das autoridades sanitárias que tomaram as decisões acertadas.

Até metade de junho conseguimos achatar a curva após muito sacrifício econômico no intuito de salvar vidas. Já podemos afirmar que, até aqui, Gramado e sua Administração Municipal salvou muitas vidas ao não se omitir, ao fechar para o Turismo na hora certa, e ao assistir centenas de famílias através da doação de milhares de cestas básicas nos últimos três meses.

Porém, infelizmente, chegamos ao pior momento. O momento que estávamos protelando e tentando evitar. E, para nosso azar, o pico da pandemia chega no auge do Inverno.

Após o feriado do Dia dos Namorados, insano por sinal, era de se esperar um aumento no número de infectados em Gramado. 15 dias após o movimentando Dia dos Namorados, que teve movimentação de Natal Luz, Gramado atinge no início desta semana o pior cenário desde o início da pandemia.

Nos últimos três boletins foram 11 casos confirmados. E, o pior, dois gramadenses estão na UTI do Hospital São Miguel, um em estado muito grave.

Chama a atenção a preocupação do diretor do Hospital São Miguel, Marcio Slaviero, que vem fazendo um belo trabalho por sinal. Hoje, ele pediu que a comunidade redobre seus cuidados para que o caos não se instale na cidade. Ele recomenda ainda a procura imediata dos serviços médicos em caso de sintomas de síndrome gripal, por parte da comunidade, para que o tratamento inicie logo evitando que a doença chegue aos estágios mais graves.

Também chamou a atenção o desabafo do prefeito Fedoca que pediu ajuda da população para fiscalizar, além de indicar que a maioria dos novos infectados são pessoas que trabalham no comércio da cidade. O prefeito chegou a dizer que a situação em Gramado não é nada tranquila.

A preocupação destes líderes que estão na linha de frente, justifica-se. Além do crescimento acelerado de casos em todo o Estado, Gramado vem tendo uma disparada em novas notificações e exames relacionados ao vírus.

Após o anúncio de que a região passaria para Bandeira Vermelha, anúncio feito pelo Governo do RS, na última sexta-feira, os prefeitos se mobilizaram para reverter a situação e manter Gramado e Canela na Bandeira Laranja. Conseguiram!

Este é um respiro de uma semana. Pelo menos até o dia 6 de julho o comércio local poderá permanecer aberto. Porém as novas internações de residentes jogam contra a possibilidade do município de se manter na Bandeira Laranja e com o comércio aberto. A tendência, segundo profissionais da área da Saúde, é do agravamento deste cenário.

Mantendo a tendência de crescimento no número de novos casos, além do aumento de internações de residentes e moradores passando a ocupar a UTI do São Miguel, o lockdown será uma realidade para Gramado nas próximas semanas.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa
flavio@acontecegramado.com.br

Uma resposta

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.