Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado14°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Bráulio Ricardo: Aproveitemos a oportunidade, para vermos uma nova perspectiva de felicidade

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Wikipédia diz que o medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica.
Pois é, o medo por incrível que pareça é um fator que motiva muitas das nossas reações impensadas, porque funciona como um instinto básico de proteção do ser humano.

“E apesar de toda a nossa evolução, ainda agimos como se animais irracionais fôssemos sem a ajuda dela, a razão, que nos foi dada, justamente para nos diferenciarmos dos nossos irmãos menores” na escala evolutiva.

Somos analfabetos emocionais, por não sabermos lidar com nossos sentimentos, e de acordo com o livro Inteligência Emocional, do psicólogo, escritor e jornalista norte-americano Daniel Goleman, se educássemos emocionalmente as nossas crianças e adolescentes, evitaríamos muitos problemas que se abatem sobre a nossa sociedade.

Essa educação deveria começar em casa, desde o momento em que o casal resolve ter um filho. Sabemos que existem muitos filhos do desespero, da ignorância e do dissabor, porque ainda vivemos numa sociedade que apresenta muitas anomalias. Mas mesmo esses problemas poderiam ser evitados, se nossas crianças e adolescentes tivessem esse preparo emocional.

Vamos analisar o momento pelo qual estamos passando, nesta grande crise provocada por essa pandemia. Segundo a psicóloga gramadense Simone Dinnebier, o ser humano gosta de ficar na sua de conforto, pois aquilo que ele já conhece dá uma sensação de segurança, não importa se isso é bom ou ruim, chegando até a um apego, inclusive com neofobia, que é um medo exagerado diante de fato ou acontecimento novo e desconhecido.

Portanto a possibilidade de mudança é, para muitas pessoas, sinônimo de ansiedade e estresse, e no dizer da própria Simone, isso é até normal dentro de um certo grau para todos nós, o problema que esse comportamento pode nos paralisar ou ficarmos com sentimento de negação, como mecanismo de defesa.

Muitos de nós estamos reagindo dessa maneira, diante desse grande desafio que o coronavírus está nos impondo. Não estamos conseguindo ver uma grande possibilidade de mudança de paradigmas, pois esse modelo de sociedade que construímos até aqui, que não contempla a integralidade do ser, está se mostrando impotente para atender as nossas necessidades básicas de amor e felicidade.

Ainda de acordo com a Simone, “o desejo de mudança envolve uma mente aberta e corajosa, ávida por evolução.

Aproveitemos então essa oportunidade que o vírus está nos dando, de vermos uma nova perspectiva de felicidade, sendo esta verdadeira, pois destituída de ilusões, e não atrelada ao ter, e sim ao ser, ser mais racional, pacífico, proativo, paciente, prudente, amoroso e portando feliz .

Um abraço e fiquem com Deus.

Locutor e coordenador da Rádio Clube AM e FM de Canela
braulio_rica@hotmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade