Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Exclusivo: COVID mata 3 de cada 100 infectados em Gramado, o triplo da média nacional

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Gramado apresenta uma alta taxa de letalidade quando o assunto é a COVID-19. Segundo dados disponíveis até esta quinta-feira, dia 23 de julho, sete moradores já morreram por complicações da doença. Até hoje, oficialmente, a cidade registrou 215 casos positivos. A média seria de 01 (um) óbito para cada 30 casos positivos na cidade.

Recentemente o Ministério da Saúde apresentou os resultados do maior estudo epidemiológico sobre a doença já feito no mundo, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os dados apontam que, de cada cem brasileiros que pegam a doença, um vai a óbito.

Isso representa uma letalidade de 1,15% no país. Com 89.397 pessoas entrevistadas e testadas em 133 cidades de todos os Estados do Brasil, trata-se do estudo epidemiológico com maior número de indivíduos avaliados no mundo, afirmam os pesquisadores.

SUBNOTIFICAÇÃO EXPLICARIA

Um dos fatores que pode explicar a maior taxa de letalidade em Gramado pode ser a subnotificação de casos, aponta a mesma pesquisa. De acordo com os resultados, normalmente o total de pessoas com anticorpos para o novo coronavírus é seis vezes maior que o número de casos notificados oficialmente.

COVID mata 3 de cada 100 infectados em Gramado, o triplo da média nacional. (Photo SEBASTIEN BOZON / AFP)

Segundo pesquisadores, o alto índice da relação número de mortes e casos confirmados pode ser explicado pela baixa quantidade de testes realizados e uma grande subnotificação de casos. Nesse momento de incerteza, os pesquisadores não deixam dúvidas sobre a importância da realização de testes da covid-19 em grande parte da população.

Se esta tendência de subnotificação se aplicar a Gramado, a cidade teria atualmente cerca de 1.290 pessoas já infectadas pelo novo Coronavírus.

“A correta interpretação desse dado é fundamental para que as autoridades reconheçam a necessidade de alcançar níveis de testagens massivos para evitar distorções nos registros e interpretações dos dados”, sentencia o professor e pesquisador da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Adeir Archanjo da Mota.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade