A partir desta última semana de julho, o número total de exames para diagnóstico do coronavírus, realizados em Canela, será atualizado semanalmente, sempre nas sextas-feiras, devido a necessidade de reunir os dados de testes, vindos de Unidades de Saúde, farmácias, clínicas e laboratórios. A Prefeitura Municipal de Canela comunicou esta informação junto ao boletim epidemiológico de ontem, dia 27 de julho.
Perguntar não ofende! Desde maio os dados eram organizados e disponibilizados diariamente. Quando Canela atinge o número de 181 casos de Covid 19 confirmados, a Prefeitura Municipal altera o layout do boletim epidemiológico (até então disponibilizado diariamente) e sua periodicidade.
A pergunta a ser feita é: nestes quatro meses de isolamento social e preparação da rede de saúde para enfrentar a pandemia, a Prefeitura tinha um modelo de boletim epidemiológico explicativo e informativo.
Se os resultados eram organizados e disponibilizados diariamente, por que a alteração na divulgação justamente agora com bandeira vermelha em vigor?
Também se faz necessária a explicação dos tantos testes realizados, em lugares tão distintos, e a eficácia de cada um deles.