Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado23°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Após a reabertura os empresários precisam ser protagonistas e responsáveis

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Já passamos por uma reabertura antes e a experiência foi trágica para Gramado e Canela. 15 dias após o escandaloso Feriado dos Namorados, a Região das Hortênsias passou por uma crise sanitária e de Saúde Púbica sem precedentes por aqui que durou pelo menos um mês. A conta veio no difícil mês de Julho!

Ações irresponsáveis do Feriado do Dia dos Namorados não podem se repetir

Perdemos vidas, famílias foram abaladas de forma definitiva, hospitais e UTI’s lotadas, e a nossa realidade foi impactada com três semanas de Bandeira Vermelha. A manutenção da economia a qualquer custo não justifica perdas tão dolorosas.

Não basta reabrir, começar a receber os turistas e agir como se a normalidade estivesse de volta com a simples troca de bandeiras pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Se os empresários, hoteleiros e proprietários dos empreendimentos turísticos não assumirem um protagonismo responsável, na luta diária e manutenção de protocolos rígidos no cumprimento das determinações sanitárias de proteção à vida, nós estamos condenados ao fracasso e teremos que fechar tudo novamente daqui a 15 ou 20 dias.

O distanciamento, o uso de máscaras e EPI’s, a proteção dos trabalhadores e de suas famílias é responsabilidade direta do empresário. Não adianta fazer carreata e se manifestar nas redes sociais pedindo a flexibilização e, quando isso ocorre, agir sem o mínimo senso de responsabilidade coletiva, como vemos muitos exemplos desde o início desta pandemia.

É hora de Gramado, Canela, e seus empreendedores que sempre se mostraram pioneiros, assumirem sua posição de líderes não só na busca da retomada econômica mas, principalmente, liderança no entendimento da importância de evitar novos surtos e focos da doença em Gramado e Canela.

Já perdemos muitas vidas, 16 no total, não precisamos perder mais.

Para população, trabalhadores e turistas o papel de fiscalizador é fundamental. Se todos fizerem a sua parte é possível que a consigamos a tão sonhada e pregada retomada econômica para o Turismo.

A fala do prefeito Fedoca em entrevista para a Rádio Gaúcha há duas semanas foi realista e maliciosamente mal interpretada. Mas trata-se de uma verdade: não adianta o trabalhador gramadense seguir os protocolos e distanciamento no trabalho e na rua se em suas residencias não coloca os mesmos protocolos em prática.

As autoridades de Gramado e Canela são taxativas: os maiores focos de contaminação nas duas cidades ocorrem dentro das residencias quando UM membro da família trás o vírus de fora para dentro e infecta todos os familiares por falta de cuidados e distanciamento.

Não se enganem, o vírus está aí! Circulando, ativo, se movimentando com a população e todo cuidado é realmente muito pouco.

Então vamos combinar o seguinte: empresários, trabalhadores, moradores, turistas, políticos, jovens, adultos, façam a sua parte! Devolvam para Gramado e Canela o protagonismo com responsabilidade que sempre fez parte de nossa história!

Desde o início da pandemia sinto que alguns empresários se escondem, outros só reclamam, alguns fazem politicagem, muitos não falam nada, e poucos estão agindo com a responsabilidade devida para um momento tão difícil. Esta é a pior crise da história de Gramado e Canela!

E vamos em frente na esperança de que possamos ser, mais uma vez, um case de sucesso nacional.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade