Dólar: R$ 5,12

Euro: R$ 5,48

Weather Icon
Gramado27°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Braulio Ricardo: Todos nascemos com um propósito, descubra o seu, e seja feliz!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” Confúcio, filósofo.  

Iniciei com essa frase do filósofo K’ung Ch’iu, K’ung Chung-ni ou Confúcio para os ocidentais foi um mestre chinês nascido, provavelmente, em 552 a.C. para dizer que um dos nossos grandes dilemas é saber qual é a nossa verdadeira aptidão, ou qual a nossa vocação. 

Vivemos num mundo em que o principal objetivo das profissões é ganhar dinheiro e não a realização profissional e em consequência a felicidade humana. 

Eu cresci ouvindo que o importante era ter uma profissão que eu pudesse ganhar muito dinheiro, se possível ser rico, e que ser médico, advogado, dentista, funcionário público e outras por aí, garantiriam uma vida com muitos dividendos.

O pior é que muita gente seguiu e ainda segue esse conselho, e acabou se transformando em profissionais “meia boca”, ou só trabalhando por dinheiro mesmo, sem levar em conta não só a sua satisfação, mas também a de quem contratou o serviço. 

Hoje se pergunta, quais serão as habilidades do profissional do futuro? Eu, na minha modesta opinião, diria que serão aquelas para as quais cada um de nós nasce para desenvolver. Segundo o  filósofo e pedagogista norte-americano John Dewey, “a chave para a felicidade é encontrar sua vocação e assegurar uma oportunidade para segui-la” 

Já na questão 812, do Livro dos Espíritos, uma das obras básicas da doutrina Espírita, o codificador Allan Kardec faz a seguinte pergunta:  – Por não ser possível a igualdade das riquezas, o mesmo se dará com o bem-estar?  

Não, mas o bem-estar é relativo e todos poderiam dele gozar, se se entendessem convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo como lhe apraza e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente. Como cada um tem aptidões diferentes, nenhum trabalho útil ficaria por fazer. Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba.” 

Como vemos é uma questão de sabermos quais são as nossas verdadeiras aptidões, e isso deveria ser estimulado através de uma educação baseada na formação do ser humano, como um ser integral, que pode ter várias habilidades, porém que cada um nasce com vocações diferentes, mas que para tanto precisa se auto conhecer.  

Todos nascemos com um propósito, descubra o seu, e seja feliz!

Locutor e coordenador da Rádio Clube AM e FM de Canela
braulio_rica@hotmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade