Devemos louvar aqui a sensibilidade e a sensatez das lideranças da Gramadotur, da Prefeitura de Gramado e dos representantes dos empresários que, nesta quinta-feira, dia 27, definiram pela realização do Natal Luz 2020 sem os espetáculos tradicionais. O foco estará na decoração.
Qualquer outra decisão seria incoerente principalmente pelo momento difícil e único que passamos. No último fim de semana ficou mais do que provado que não temos ainda a maturidade para realização de grandes eventos turísticos sem as aglomerações e o descumprimento dos protocolos de segurança sanitária.
Tudo ainda é incerto e, mesmo os números da pandemia ensaiando uma pequena queda em todo o Brasil, desde o início desta semana, ainda é muito cedo para que consigamos prever como estará o cenário em novembro e em dezembro.
É muito provável que a vacina para o Coronavírus comece a ser aplicada na população brasileira a partir do mês de março. Até lá, não é aceitável a realização de grande eventos com aglomerações de centenas e milhares de pessoas com o risco de se perder o controle sobre elas de uma hora para outra.
O Turismo em Gramado e na Serra Gaúcha precisa ser retomado de maneira responsável e gradual, sem erros como os cometidos em alguns casos nos últimos meses.
Foi inteligente a iniciativa dos diretores da Gramadotur em ter segurado o início da venda de ingressos, evitando um incômodo maior. Elogios para a postura do presidente da autarquia, Rafael Carniel de Almeida. Algumas de suas palavras merecem ser repetidas: encanto, responsabilidade, beleza, empatia, solidariedade, união!
Estes serão os motes do Natal Luz 2020. Parabéns aos envolvidos!