Acontece Gramado

E aí, como estão as solicitações de amizades nas redes sociais? Também chegando muitas solicitações de pessoas inusitadas?

Bom, já sabemos que o motivo são os pré-candidatos que estão buscando um palanque para poderem ser ouvidos em uma campanha em meio a uma pandemia mundial, vamos ser mais generosos, não está fácil para ninguém, nem para quem quer candidatar-se a algum cargo eletivo este ano.

Não sei da maioria, mas vendo as votações para as Câmaras de Vereadores, vejo pouca participação, ou seja, parece-me que o eleitor, em geral, não dá muita bola para os candidatos a vereança. Dá trabalho, eu imagino, são muitas opções, a gente conhece pouco de cada um, mesmo numa cidade pequena, tem que avaliar ver de que lado este ou aquele é o que pensa sobre as questões que te incomodam na cidade, melhor deixar para lá e não pensar nisso, se não tiver alguém que eu conheça e venha me pedir voto, passo a votação de vereador.

Também não sei qual é a participação dos munícipes nas sessões das Câmaras de Vereadores, mas a julgar o que leio e escuto por aí, é muito abaixo do esperado, mas muito num nível alto de ser baixo.

Eu entendo você, 2020 pegando fogo, a gente tentando dar um jeito nas contas, trabalhando em casa, buscando algumas informações para manter-se minimamente atenta aos acontecimentos, e olha que tem coisa acontecendo neste 2020, hein, não sobra tempo, né? A gente desanima.

Tem lives para facilitar, mas aí quando entro nas redes sociais, devem ter umas 15 acontecendo no mesmo tempo, melhor deixar para lá.

Você sabe o que faz um vereador? Ou sabe qual o sentido de se ter vereador ou uma Câmara de Vereadores? Qual é a sua significância para a tua cidade?

Também não sei, mas sei que se um candidato a vereador te prometer vaga em escola, asfalto, hospitais ou alguma obra, esqueça de votar nele, pois estas não são atribuições do vereador e sim do prefeito.

Mas é atribuição do vereador fiscalizar as contas do poder público, os projetos e se os serviços estão de fato atendendo as demandas da população. O vereador pode também modificar as leis municipais que já existem desde que não conflitem com as leis federais, podem também criar novas leis, desde que com a sanção do prefeito e desde que não interfira nos códigos federais e estaduais, podem também criar, mudar ou extinguir os impostos municipais.

Sim, eles também podem dar nome de ruas. Para finalizar o meu pequeno conhecimento sobre a atribuição do vereador, é dele a atribuição de votar projetos enviados pelo prefeito. Além disso, o vereador, em tese, é um representante da população no poder, por isso, o trabalho de vereador é algo que se faz além do seu trabalho/profissão.

Eu não vou alongar-me muito, sei que você já fez um esforço enorme abrindo esse link para ler esta coluna, por isso gostaria muito de te dizer, caro leitor, para que não menospreze tanto o trabalho, a função e a atribuição do edil (como podemos chamar um vereador), ele tem grande responsabilidade no sucesso e no fracasso de uma gestão pública, faz um esforço, converse com pessoas que você julga de opiniões bem embasadas, não passe por esta votação sem escolher alguém.

E, nas segundas-feiras, têm sessão virtual da Câmara de Vereadores, quem sabe se você aparecer um deles não te chame:

  • Oi sumida!
“Comecei a trabalhar aos 14 anos porque queria ser independente. Entrei na faculdade de Comércio Exterior, depois mudei para administração, mas pelo 5º semestre abandonei. Fiz Moda na Perestroika e atualmente curso Sociologia. Tenho apreciações diversas, interesso-me por assuntos variados e parei de tentar encaixar-me e passei a aceitar que sou assim, fora do padrão e movida pela paixão.”
Contato: [email protected]

Deixe uma resposta