Dólar: R$ 5,19

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado25°C, chuva leve
Search
Close this search box.
Karen Dinnebier: Oi Sumida!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

E aí, como estão as solicitações de amizades nas redes sociais? Também chegando muitas solicitações de pessoas inusitadas?

Bom, já sabemos que o motivo são os pré-candidatos que estão buscando um palanque para poderem ser ouvidos em uma campanha em meio a uma pandemia mundial, vamos ser mais generosos, não está fácil para ninguém, nem para quem quer candidatar-se a algum cargo eletivo este ano.

Não sei da maioria, mas vendo as votações para as Câmaras de Vereadores, vejo pouca participação, ou seja, parece-me que o eleitor, em geral, não dá muita bola para os candidatos a vereança. Dá trabalho, eu imagino, são muitas opções, a gente conhece pouco de cada um, mesmo numa cidade pequena, tem que avaliar ver de que lado este ou aquele é o que pensa sobre as questões que te incomodam na cidade, melhor deixar para lá e não pensar nisso, se não tiver alguém que eu conheça e venha me pedir voto, passo a votação de vereador.

Também não sei qual é a participação dos munícipes nas sessões das Câmaras de Vereadores, mas a julgar o que leio e escuto por aí, é muito abaixo do esperado, mas muito num nível alto de ser baixo.

Eu entendo você, 2020 pegando fogo, a gente tentando dar um jeito nas contas, trabalhando em casa, buscando algumas informações para manter-se minimamente atenta aos acontecimentos, e olha que tem coisa acontecendo neste 2020, hein, não sobra tempo, né? A gente desanima.

Tem lives para facilitar, mas aí quando entro nas redes sociais, devem ter umas 15 acontecendo no mesmo tempo, melhor deixar para lá.

Você sabe o que faz um vereador? Ou sabe qual o sentido de se ter vereador ou uma Câmara de Vereadores? Qual é a sua significância para a tua cidade?

Também não sei, mas sei que se um candidato a vereador te prometer vaga em escola, asfalto, hospitais ou alguma obra, esqueça de votar nele, pois estas não são atribuições do vereador e sim do prefeito.

Mas é atribuição do vereador fiscalizar as contas do poder público, os projetos e se os serviços estão de fato atendendo as demandas da população. O vereador pode também modificar as leis municipais que já existem desde que não conflitem com as leis federais, podem também criar novas leis, desde que com a sanção do prefeito e desde que não interfira nos códigos federais e estaduais, podem também criar, mudar ou extinguir os impostos municipais.

Sim, eles também podem dar nome de ruas. Para finalizar o meu pequeno conhecimento sobre a atribuição do vereador, é dele a atribuição de votar projetos enviados pelo prefeito. Além disso, o vereador, em tese, é um representante da população no poder, por isso, o trabalho de vereador é algo que se faz além do seu trabalho/profissão.

Eu não vou alongar-me muito, sei que você já fez um esforço enorme abrindo esse link para ler esta coluna, por isso gostaria muito de te dizer, caro leitor, para que não menospreze tanto o trabalho, a função e a atribuição do edil (como podemos chamar um vereador), ele tem grande responsabilidade no sucesso e no fracasso de uma gestão pública, faz um esforço, converse com pessoas que você julga de opiniões bem embasadas, não passe por esta votação sem escolher alguém.

E, nas segundas-feiras, têm sessão virtual da Câmara de Vereadores, quem sabe se você aparecer um deles não te chame:

  • Oi sumida!
“Comecei a trabalhar aos 14 anos porque queria ser independente. Entrei na faculdade de Comércio Exterior, depois mudei para administração, mas pelo 5º semestre abandonei. Fiz Moda na Perestroika e atualmente curso Sociologia. Tenho apreciações diversas, interesso-me por assuntos variados e parei de tentar encaixar-me e passei a aceitar que sou assim, fora do padrão e movida pela paixão.”
Contato: karendinnebier@gmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade